• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Clínicas médicas de Minas paralisam atividades em protesto contra renovação automática da CNH

Redação18 de março de 20266min0
6547435673589939567
Profissionais do Estado estão em Brasília para participar de mobilização nacional

Clínicas médicas e psicológicas de trânsito de Minas suspenderam as atividades nesta quarta-feira (18) em protesto contra mudanças promovidas pelo Governo Federal na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A paralisação marca o posicionamento de profissionais contra a renovação automática do documento para condutores sem multas. Eles também criticam a redução das taxas de exames periciais.

A mobilização ocorre de forma simultânea em Brasília, onde uma comitiva de 70 médicos e psicólogos mineiros acompanha audiência pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde outros 150 especialistas seguem o debate virtualmente.

O movimento, liderado pela Associação de Clínicas de Trânsito (ACTrans MG), alerta que o atendimento presencial para renovar a CNH é indispensável para a prevenção de tragédias.

Adalgisa Lopes, presidente da ACTrans, reforça que a proposta do Governo Federal de renovação digital automática ignora o surgimento de comorbidades graves. “Estamos autorizando pessoas com epilepsia, glaucoma, depressão grave ou Alzheimer a renovar a licença sem qualquer critério. Nós somos a barreira da segurança. Quando o médico detecta um problema, encaminha o condutor para tratamento”, pontua.

Além do risco, o protesto denuncia o “colapso econômico” do setor. Em Minas, o valor dos exames foi reduzido para R$ 90, montante que as clínicas afirmam ser insuficiente para manter as exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como salas climatizadas, acessibilidade e biometria.

“Nós ainda pagamos R$ 17,34 de taxa por exame apenas para acessar o sistema do Detran. Já tivemos 12 clínicas fechadas em Minas e vão fechar mais”, acrescenta Adalgisa.

Cartazes foram estampados nas portas de clínicas de trânsito que não abriram as portas nesta quarta-feira (18) (Divulgação/ ACTrans MG)

Cartazes foram estampados nas portas de clínicas de trânsito que não abriram as portas nesta quarta-feira (18) (Divulgação/ ACTrans MG)

 

A redução do valor dos exames foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) no início de fevereiro. Segundo a denúncia, o novo valor foi definido sem regulamentação complementar do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) nem estudos técnicos que comprovem a viabilidade econômica, além da inexistência de período de adaptação das clínicas.

O TCE solicitou que a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) enviasse os estudos que baseiam a redução dos preços dos exames. O prazo para o envio, segundo Adalgisa Lopes, vai até segunda-feira (23).

O Hoje em Dia entrou em contato com a Senatran e com o Tribunal de Contas do Estado, mas não houve retorno até a publicação da reportagem. O espaço segue aberto.

Cerca de 70 médicos de Minas foram à Brasília para acompanhar a comissão na Câmara dos Deputados (Divulgação/ ACTrans MG)

Cerca de 70 médicos de Minas foram à Brasília para acompanhar a comissão na Câmara dos Deputados (Divulgação/ ACTrans MG)

 

Fonte: Hoje em Dia

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *