• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Cemig remove 63,5 toneladas de cabos de telecomunicações irregulares em postes em 2025

Redação23 de março de 20265min0
ezgif-3e46c685dd37f219
Durante todo o ano passado, companhia vistoriou mais de 110 mil postes em sua área de concessão

A Cemig intensificou o combate à instalação irregular de cabos de empresas de telecomunicações em seus postes em Minas Gerais. Somente no ano passado, a companhia retirou 63,5 toneladas de fiação irregular em 143 municípios do estado. As ações foram reforçadas após a conclusão de um censo que mapeou mais de 2 milhões de estruturas da rede de distribuição urbana no estado.

Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte foram retiradas cerca de 13,4 toneladas de fios irregulares nos postes da Cemig.

De acordo com o Rodrigo Vilela, Analista de Proteção da Receita, o trabalho envolve fiscalização contínua, notificações e ações educativas junto às empresas e aos municípios.

“No ano passado, os técnicos da Cemig já vistoriaram cerca de 111 mil postes e retiraram a fiação de 104 empresas que atuavam de forma clandestina no sistema de distribuição da companhia. Além disso, temos reforçado a notificação das operadoras irregulares e atuado em parceria com os municípios em ações de conscientização sobre os riscos e a necessidade de regularização”, destaca.

No mesmo período, a Cemig realizou mais de 22.910 mil notificações a empresas de telecomunicações para adequação das fiações em sua área de concessão. O volume já representa um crescimento de 218% em relação a todo o ano anterior, quando foram feitas 10.524 notificações.

O compartilhamento de postes entre as distribuidoras de energia e as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é regulamentado pelas Resoluções Conjuntas nº 001/1999 e nº 004/2014, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além da Resolução nº 1.044/2022 da Aneel.

“Essas normas estabelecem que as empresas de telecomunicações devem seguir rigorosamente o plano de ocupação e as normas técnicas definidas pela Cemig. Nos casos em que não há regularização, a companhia adota medidas diretas para eliminar riscos à população, incluindo a retirada dos cabeamentos irregulares de seus postes”, explica Vilela.

Saiba como denunciar fios soltos nos postes da Cemig

A Cemig implantou, em seu portal, um canal para que a população possa comunicar situações que envolvam fios soltos, caídos, instalados em altura inadequada em vias públicas e clandestinos. A medida é essencial para garantir a segurança das pessoas, além de contribuir para a organização do espaço urbano e o cumprimento das normas técnicas que regem o uso dos postes da companhia.

A população pode acionar a Cemig pelo site, na seção “canal de denúncia”. Nesse espaço, é possível descrever a situação indicar o endereço da ocorrência para análise dos técnicos da companhia. Todas as informações dos denunciantes são mantidas em sigilo, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e utilizadas apenas para verificação e encaminhamento.

O registro é enviado às equipes técnicas da Cemig e, quando se trata de cabos de telecomunicações, as informações são repassadas à operadora responsável ou aos órgãos competentes para regularização.

(Cemig)

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *