Muzambinho.com https://muzambinho.com.br/ O Portal da sua cidade Fri, 26 Apr 2024 22:49:02 +0000 pt-BR hourly 1 https://muzambinho.com.br/wp-content/uploads/2021/06/cropped-muzIconV2-32x32.png Muzambinho.com https://muzambinho.com.br/ 32 32 O poder da rotina – 5 hábitos diários que te deixam mais feliz. https://muzambinho.com.br/2024/04/27/o-poder-da-rotina-5-habitos-diarios-que-te-deixam-mais-feliz/ https://muzambinho.com.br/2024/04/27/o-poder-da-rotina-5-habitos-diarios-que-te-deixam-mais-feliz/#respond Sat, 27 Apr 2024 10:30:16 +0000 https://muzambinho.com.br/?p=127707 Tamyres Fontes

O post O poder da rotina – 5 hábitos diários que te deixam mais feliz. apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
5 práticas diárias que impulsionam a felicidade diária

Cultivar a felicidade consigo mesmo é uma jornada contínua e individual, mas alguns hábitos podem te ajudar a fortalecer essa relação com o seu interior e te levar a um estado de bem-estar mais profundo. Cultive hábitos com constância e paciência, celebre cada conquista e aproveite o processo de se tornar a melhor versão de si mesmo. Descubra abaixo alguns hábitos que te deixam mais feliz e que podem te auxiliar nessa jornada!
O que a ciência diz sobre como ter hábitos auxilia na felicidade?
A relação entre hábitos e felicidade tem sido estudada em diversas áreas da ciência, incluindo psicologia, neurociência e economia comportamental. Dessa forma, ter hábitos saudáveis, como exercícios físicos regulares, meditação e sono adequado, podem ajudar a reduzir os níveis de estresse. Além disso, essas práticas podem aumentar os sentimentos de satisfação, propósito e conexão com os outros.
Para melhorar a sua qualidade de vida, confira abaixo exemplos de hábitos que te deixam mais feliz.
1. Autoconhecimento e aceitação
Explore seus valores, sonhos, desejos e medos. Mergulhe em autoanálises, reflexões e atividades que te aproximem da sua essência. Seja verdadeiro consigo mesmo, sem máscaras ou fingimentos. Aceite suas qualidades e imperfeições, reconhecendo que elas fazem parte da sua história e te tornam único. Porém, seja gentil consigo mesmo, especialmente em momentos de falhas ou erros. Perdoe-se, aprenda com as experiências e siga em frente com mais leveza.

2. Cuidado físico e mental
Alimente-se de forma nutritiva, pratique exercícios físicos regularmente, durma bem e hidrate-se. Cuide do seu corpo para fortalecer sua mente e elevar sua disposição. Ademais, pratique o otimismo, focando no lado bom da vida e nos seus motivos de gratidão, afaste pensamentos negativos e cultive uma mente mais leve e esperançosa. Dessa forma, desafie-se e mantenha sua mente em constante aprendizado e crescimento.
3. Relacionamentos saudáveis
Rodeie-se de pessoas que te fazem bem, que te apoiam, te inspiram e te fazem rir, e também invista em relacionamentos autênticos e saudáveis. Então, expresse seus sentimentos, pensamentos e necessidades de forma clara e assertiva. Seja um bom ouvinte e demonstre empatia pelas pessoas ao seu redor. Aprenda a dizer “não” quando necessário, priorizando seu bem-estar e evitando se sobrecarregar com compromissos ou responsabilidades que não te cabem.
4. Propósito e significado
Reflita sobre o que te motiva, o que te faz sentir realizado e qual impacto você deseja ter no mundo. Você pode fazer isso por meio de um propósito que te inspire e te dê um senso de significado. Ajudar o próximo e fazer a diferença no mundo pode te trazer grande realização e felicidade. Portanto, pratique a atenção plena, focando no momento presente e apreciando as pequenas coisas da vida. Desligue-se do piloto automático e saboreie cada experiência com todos os seus sentidos.
5. Crescimento e desenvolvimento
Enfrente desafios, experimente coisas novas e supere seus limites. O crescimento pessoal pode te levar a lugares incríveis e te abrir para novas oportunidades. Por isso, reconheça e comemore seus progressos, grandes ou pequenos. Isso porque a cada passo dado em direção aos seus objetivos, você se aproxima da felicidade e da realização pessoal. Mantenha a mente curiosa e aberta a novas experiências e conhecimentos, pois o aprendizado contínuo te ajuda a evoluir como pessoa e a se adaptar às mudanças da vida.

.

Click no Link abaixo, acesse nossa loja e receba Produtos do Sudoeste de Minas em sua casa!!!

O post O poder da rotina – 5 hábitos diários que te deixam mais feliz. apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
https://muzambinho.com.br/2024/04/27/o-poder-da-rotina-5-habitos-diarios-que-te-deixam-mais-feliz/feed/ 0
Final de Semana no Guinho!!! Pizzas e Lanches… Faça o seu pedido! https://muzambinho.com.br/2024/04/26/final-de-semana-no-guinho-pizzas-e-lanches-faca-o-seu-pedido-3/ https://muzambinho.com.br/2024/04/26/final-de-semana-no-guinho-pizzas-e-lanches-faca-o-seu-pedido-3/#respond Fri, 26 Apr 2024 20:02:40 +0000 https://muzambinho.com.br/?p=127705 Reúna os amigos e venha desfrutar de momentos agradáveis. Ambiente amplo, ideal para reunir com os amigos e familiares.

O post Final de Semana no Guinho!!! Pizzas e Lanches… Faça o seu pedido! apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
Faça sua reserva de mesas, venha comemorar seu aniversário no Guinho.
Disk 35711517 +55 35 99917-0162 997335394 991427872

O post Final de Semana no Guinho!!! Pizzas e Lanches… Faça o seu pedido! apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
https://muzambinho.com.br/2024/04/26/final-de-semana-no-guinho-pizzas-e-lanches-faca-o-seu-pedido-3/feed/ 0
Reforma Tributária: compras internacionais na Shopee, AliExpress e outras devem ter novo imposto https://muzambinho.com.br/2024/04/26/reforma-tributaria-compras-internacionais-na-shopee-aliexpress-e-outras-devem-ter-novo-imposto/ https://muzambinho.com.br/2024/04/26/reforma-tributaria-compras-internacionais-na-shopee-aliexpress-e-outras-devem-ter-novo-imposto/#respond Fri, 26 Apr 2024 18:43:53 +0000 https://muzambinho.com.br/?p=127702 As compras internacionais feitas em plataformas como Shein, Shopee e AliExpress poderão ser taxadas pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA) quando a reforma tributária entrar em vigor.

O post Reforma Tributária: compras internacionais na Shopee, AliExpress e outras devem ter novo imposto apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
A informação foi revelada pelo secretário extraordinário da reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, em coletiva ontem (25).

De acordo com ele, a reforma prevê a cobrança do “IVA dual”, que inclui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), referente aos estados e municípios, e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), do governo federal, nas compras feitas no exterior. A taxação independe do valor da operação.

Ou seja, o IVA também incidirá sobre as compras de até US$ 50 (cerca de R$ 255 na cotação atual), atualmente isentas do imposto de importação, PIS e Cofins, se a plataforma de vendas aderir ao programa Remessa Conforme. Nos dias de hoje, compras abaixo de cinquenta dólares têm sido taxadas somente pelo Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de competência estadual, com alíquota de 17%.

Ainda conforme Appy, a responsabilidade pelo recolhimento do futuro IVA dual será das empresas sediadas no exterior — elas deverão realizar um registro no Brasil para esta operação. Caso a plataforma digital não faça o pagamento do imposto, o consumidor precisará fazê-lo.

Quando a cobrança entrará em vigor?

A cobrança do IVA dual nas compras internacionais passará a valer assim que a Reforma Tributária entrar em vigor. Segundo o cronograma do Ministério da Fazenda, a regulamentação da reforma deve acontecer até 2025, com a transição para o novo imposto tendo início em 2026. Apesar disso, as novas regras só deverão valer de forma integral em 2033 (o governo estipulou um período de transição para que todos se adequem, já que esta será a maior mudança nas regras tributárias do país nos últimos 30 anos).

Na regulamentação entregue pelo ministro Fernando Haddad ao Congresso Nacional é mencionada uma alíquota padrão de 26,5% para o novo tributo. Com a divisão, a cobrança do IBS será de 17,7%, valor destinado aos estados e municípios, enquanto a CBS, da esfera federal, será taxada em 8,8%, substituindo o atual modelo.

Cabe lembrar que os estados debateram, nas últimas semanas, a possibilidade de aumentar o ICMS cobrado nas compras internacionais, passando a taxa para 25%, alíquota próxima à do IVA. Por enquanto, não há uma decisão tomada sobre esta mudança.

Fonte: TecMundo

O post Reforma Tributária: compras internacionais na Shopee, AliExpress e outras devem ter novo imposto apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
https://muzambinho.com.br/2024/04/26/reforma-tributaria-compras-internacionais-na-shopee-aliexpress-e-outras-devem-ter-novo-imposto/feed/ 0
Aki Tem Utilidades e Presentes para sua Mãe!!! https://muzambinho.com.br/2024/04/26/aki-tem-utilidades-e-presentes-para-sua-mae/ https://muzambinho.com.br/2024/04/26/aki-tem-utilidades-e-presentes-para-sua-mae/#respond Fri, 26 Apr 2024 18:31:50 +0000 https://muzambinho.com.br/?p=127696 Demonstre todo o seu amor e gratidão pela mulher mais importante de sua vida: sua MÃE.

O post Aki Tem Utilidades e Presentes para sua Mãe!!! apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
Na loja Aki Tem Utilidades e Presentes, você encontra o presente perfeito para celebrar o dia dela de uma maneira especial e única.

Não espere até o último minuto para escolher o presente certo. Garanta já algo que vai emocionar e encantar aquela que te deu a vida. Na loja Aki Tem, você encontrará uma variedade incrível de opções, desde utilidades domésticas até acessórios que vão fazer os olhos dela brilharem de felicidade.

Com uma ampla seleção de produtos cuidadosamente selecionados, temos certeza de que você encontrará algo que combine com a personalidade e os gostos da sua mãe. De itens práticos a presentes mais sentimentais, estamos aqui para ajudar você a fazer deste Dia das Mães uma ocasião verdadeiramente inesquecível.

Não perca tempo! Faça uma visita hoje mesmo e descubra as maravilhosas opções disponíveis para tornar o dia da sua mãe ainda mais especial.

Entre em contato conosco:
Telefone: (35) 3571-1559
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1243, Centro – Muzambinho, Minas Gerais

Na Aki Tem Utilidades e Presentes, nós sabemos como tornar cada momento importante ainda mais memorável. Venha nos visitar e encontre o presente perfeito para a pessoa que sempre esteve ao seu lado!”

O post Aki Tem Utilidades e Presentes para sua Mãe!!! apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
https://muzambinho.com.br/2024/04/26/aki-tem-utilidades-e-presentes-para-sua-mae/feed/ 0
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave https://muzambinho.com.br/2024/04/26/uma-em-dez-familias-enfrenta-inseguranca-alimentar-moderada-ou-grave/ https://muzambinho.com.br/2024/04/26/uma-em-dez-familias-enfrenta-inseguranca-alimentar-moderada-ou-grave/#respond Fri, 26 Apr 2024 18:10:46 +0000 https://muzambinho.com.br/?p=127697 Mais de 20 milhões de brasileiros convivem com o problema, diz IBGE

O post Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
A insegurança alimentar moderada ou grave atingia 7,4 milhões de famílias brasileiras (ou 9,4% do total) no último trimestre de 2023. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (25).

Segundo o IBGE, esses mais de 7 milhões de lares que convivem com a redução na quantidade de alimentos consumidos ou com a ruptura em seus padrões de alimentação abrigam 20,6 milhões de pessoas.

A metodologia da pesquisa envolve um questionário sobre a situação alimentar do domicílio nos 90 dias que antecederam a entrevista. “A gente não fala de pessoas [individualmente], a gente fala de pessoas que vivem em domicílios que têm um grau de segurança ou insegurança alimentar”, destaca o pesquisador do IBGE Andre Martins.

O domicílio é, então, classificado em quatro níveis, segundo a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. O grau segurança alimentar demonstra que aquela família tem acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente.

De acordo com o IBGE, 56,7 milhões de famílias brasileiras (que reúnem 152 milhões de pessoas) encontram-se nessa situação.

O grau insegurança alimentar leve afeta 14,3 milhões de famílias (43,6 milhões de pessoas) e significa que há preocupação ou incerteza em relação aos alimentos no futuro, além de consumo de comida com qualidade inadequada de forma a não comprometer a quantidade de alimentos.

Já a insegurança alimentar moderada atinge 4,2 milhões de famílias (11,9 milhões de pessoas) e demonstra redução quantitativa de alimentos entre os adultos e/ou ruptura nos padrões de alimentação resultante da falta de alimentos entre os adultos.

Por fim, a situação mais severa é a insegurança alimentar grave, que representa uma redução quantitativa de comida e ruptura nos padrões de alimentação resultante da falta de alimentos entre todos os moradores, incluindo as crianças. São 3,2 milhões de famílias, ou 8,7 milhões de pessoas, que se encontram nesse cenário.

Orçamentos familiares

Na comparação com o último levantamento sobre segurança alimentar, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada em 2017 e 2018, no entanto, houve uma melhora na situação.

O percentual de domicílios em situação de segurança alimentar subiu de 63,3% em 2017/2018 para 72,4% em 2023. Já aqueles que apresentavam insegurança alimentar moderada ou grave recuaram de 12,7% para 9,4%. A insegurança alimentar leve também caiu, de 24% para 18,2%.

“A gente teve todo um investimento em programas sociais, em programas de alimentação, principalmente esses programas de [transferência de] renda. Isso reflete diretamente na escala de insegurança alimentar, que responde bem a esse tipo de intervenção”, afirma Martins. “A recuperação da renda, do trabalho também se reflete na segurança alimentar”.

Outro indicador que provoca melhora da situação é a redução dos preços dos alimentos. Em 2023, por exemplo, os produtos alimentícios para consumo no domicílio tiveram queda de preços de 0,52%.

O pesquisador do IBGE Leonardo de Oliveira ressalta, no entanto, que não é possível atribuir apenas ao ano de 2023 o avanço ocorrido, uma vez que se passaram cinco anos entre a POF 2017/2018 e a Pnad Contínua do quarto trimestre de 2023. E não houve nenhuma pesquisa do IBGE sobre segurança alimentar entre essas duas.

“É importante ter em mente que esse movimento não são melhorias de um único ano. O resultado aqui é consequência de todos os movimentos da renda e movimentos de preço que aconteceram entre esses dois períodos”, destaca Oliveira. “Esse resultado não é apenas do que aconteceu no último ano, embora coisas que tenham acontecido nesse último ano são importantes”.

A situação de segurança alimentar, no entanto, ainda está inferior àquela observada no ano de 2013, quando o assunto foi abordado pela Pnad. Naquele ano, a segurança alimentar era garantida a 77,4% dos lares, enquanto a insegurança alimentar leve atingia 14,8% dos domicílios, a insegurança moderada, 4,6% e a insegurança grave, 3,2%.

(Agência Brasil)

O post Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
https://muzambinho.com.br/2024/04/26/uma-em-dez-familias-enfrenta-inseguranca-alimentar-moderada-ou-grave/feed/ 0
Anvisa lança painel para consulta de preço ‘máximo’ de medicamentos https://muzambinho.com.br/2024/04/26/anvisa-lanca-painel-para-consulta-de-preco-maximo-de-medicamentos/ https://muzambinho.com.br/2024/04/26/anvisa-lanca-painel-para-consulta-de-preco-maximo-de-medicamentos/#respond Fri, 26 Apr 2024 17:35:44 +0000 https://muzambinho.com.br/?p=127689 Farmácias e drogarias não poderão cobrar valor acima do permitido

O post Anvisa lança painel para consulta de preço ‘máximo’ de medicamentos apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um novo painel para consulta de preços de medicamentos comercializados no Brasil. A proposta é facilitar à população a consulta de valores máximos autorizados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Em nota, a Anvisa ressaltou que farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores não podem cobrar acima do preço permitido pela CMED.

Até então, a lista de preços máximos permitidos para a venda de medicamentos era disponibilizada no portal da Anvisa e atualizada mensalmente. Com o novo painel, além da lista, os consumidores poderão fazer consultas mais específicas, conforme o produto desejado, utilizando o nome do medicamento, o princípio ativo ou o número de registro.

Denúncias

Caso o consumidor perceba que o preço de um medicamento em um estabelecimento está superior ao permitido, a orientação da agência é encaminhar uma denúncia à própria CMED, “contribuindo, assim, para o monitoramento do mercado e inibindo práticas de sobrepreço pelos estabelecimentos.”

“Destaca-se que, considerando a obrigatoriedade de cumprimento dos preços-teto definidos pela CMED e registrados no Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos, o painel tem como objetivo auxiliar a consulta de preços de medicamentos, mas não substitui as listas oficiais de preços de medicamentos publicadas mensalmente.”

Entenda

O Preço Máximo ao Consumidor (PMC) é o chamado preço-teto autorizado para o comércio varejista de medicamentos, ou seja, farmácias e drogarias.

Já o Preço Máximo de Venda ao Governo (PMVG) é o preço-teto para vendas de medicamentos que constam em rol ou para atender decisão judicial. Ele corresponde ao resultado da aplicação de um desconto mínimo obrigatório em relação ao Preço Fábrica (PF), que é o teto de preço pelo qual um laboratório ou distribuidor pode comercializar um medicamento no mercado brasileiro.

Fonte: Hoje em Dia

O post Anvisa lança painel para consulta de preço ‘máximo’ de medicamentos apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
https://muzambinho.com.br/2024/04/26/anvisa-lanca-painel-para-consulta-de-preco-maximo-de-medicamentos/feed/ 0
Entenda como vai funcionar o cashback de impostos proposto na Reforma Tributária https://muzambinho.com.br/2024/04/26/entenda-como-vai-funcionar-o-cashback-de-impostos-proposto-na-reforma-tributaria/ https://muzambinho.com.br/2024/04/26/entenda-como-vai-funcionar-o-cashback-de-impostos-proposto-na-reforma-tributaria/#respond Fri, 26 Apr 2024 17:06:12 +0000 https://muzambinho.com.br/?p=127687 Retorno do tributo pago será destinado aos mais pobres e vai incidir em contas básicas, como água e luz; no caso do gás, restituição poderá ser de 100%

O post Entenda como vai funcionar o cashback de impostos proposto na Reforma Tributária apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
A proposta de regulamentação da Reforma Tributária, apresentada ontem pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao Congresso Nacional, prevê o que tem sido chamado de “cashback” de impostos, direcionado a população de baixa renda. O termo em inglês é uma forma de restituição do dinheiro pago ao consumidor muito usado em aplicativos de compra e cartões de crédito. No caso da reforma, o governo prevê que os impostos pagos em contas básicas, como de luz e água, sejam restituídos ao contribuinte.

A medida é uma forma encontrada pelo governo de facilitar a concessão de benefícios para a população mais pobre sem necessariamente precisar criar novos auxílios ou regras de impostos específicas. O texto, que ainda poderá ser alterado pelos deputados e senadores, prevê que até 50% dos tributos na conta de luz, água, esgoto e gás natural sejam pagos novamente para o consumidor. No caso do botijão de gás, as famílias de baixa renda poderão receber de volta 100% do imposto pago.

De acordo com a proposta, terão acesso ao benefício as famílias com renda per capita de até meio salário mínimo (hoje, o equivalente a R$ 706) inscritas no Cadastro Único de programas sociais.

O cashback será aplicado sobre os dois tributos, tanto a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) federal quanto o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios.

O texto prevê a devolução de 100% da CBS e 20% do IBS na aquisição do gás de cozinha em botijão. Na conta de luz, água, esgoto e gás natural, o cashback será de 50% da CBS e 20% do IBS. Os percentuais são o mínimo definido pelo governo federal, ou seja, estados e municípios ainda poderão definir ‘cashbacks’ mais vantajosos para os contribuintes.

E como isso vai ser pago?

Os tributos serão devolvidos através do cashback no momento da cobrança quando se tratar da conta de luz, água, esgoto e gás natural, como uma espécie de desconto.

A devolução dos impostos de outros bens e serviços sujeitos a pagamentos mensais também devem preferencialmente seguir essa regra. Entretanto, isto será feito mediante emissão de nota fiscal. O objetivo do governo é “estimular a cidadania fiscal e mitigar a informalidade nas atividades econômicas, a sonegação fiscal e a concorrência desleal”. Porém, há uma previsão de excepcionalidade, no caso de localidades com dificuldades operacionais, onde será feito cálculo simplificado para as devoluções.

Fonte: Itatiaia

O post Entenda como vai funcionar o cashback de impostos proposto na Reforma Tributária apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
https://muzambinho.com.br/2024/04/26/entenda-como-vai-funcionar-o-cashback-de-impostos-proposto-na-reforma-tributaria/feed/ 0
FGTS rende mais que inflação? Ministério do Trabalho afirma que sim; saiba mais https://muzambinho.com.br/2024/04/26/fgts-rende-mais-que-inflacao-ministerio-do-trabalho-afirma-que-sim-saiba-mais/ https://muzambinho.com.br/2024/04/26/fgts-rende-mais-que-inflacao-ministerio-do-trabalho-afirma-que-sim-saiba-mais/#respond Fri, 26 Apr 2024 16:32:09 +0000 https://muzambinho.com.br/?p=127685 Planalto propõe manter a correção atual de 3% ao ano mais TR (Taxa Referencial), diz ministério; entenda

O post FGTS rende mais que inflação? Ministério do Trabalho afirma que sim; saiba mais apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
A proposta de correção do saldo das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) feita pelo governo federal na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 5.090, em tramitação no STF (Supremo Tribunal Federal), poderá trazer remuneração maior do que a inflação ao trabalhador, segundo o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Chico Macena.

Isso ocorreria porque o Planalto propõe manter a correção atual de 3% ao ano mais TR (Taxa Referencial), incluindo distribuição dos lucros, mas sempre corrigir o saldo, no mínimo, pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Se o cálculo tradicional for menor do que o IPCA, pagaria-se esse índice. Caso contrário, paga-se o que for mais vantajoso.

“Você garante de qualquer forma o IPCA, e você tem situações —que já ocorreram – com períodos que vai dar até mais do que a poupança, porque você está distribuindo os lucros. Então não tem nenhuma perda para os trabalhadores. O IPCA está garantido”, afirma.

Cálculos do MTE com base em informações da Caixa Econômica Federal apontam que, nos últimos anos, o FGTS tem rendido acima da inflação, após lei que garante a distribuição dos resultados do fundo aos trabalhadores. Os dados apontam que a remuneração das contas do FGTS de 2017 até 2023 foi de 49,8%, superior ao IPCA, que apresentou valor acumulado de 44,1%.

Os lucros do ano anterior são distribuídos pela Caixa até 31 de agosto do ano seguinte. Antes, porém, o Conselho Curador se reúne para decidir qual será o percentual de lucro. Por lei, pode-se dividir até 99% do resultado com os cotistas.

A intenção do governo é encerrar ação no Supremo o mais rápido possível. Para isso, contam com apoio das centrais sindicais, que representam os trabalhadores, e participaram de reuniões no Planalto em 2023. Foi dos encontros que saiu a proposta.

Macena diz ainda que o ministro da AGU, Jorge Messias, tem negociado. Com o consenso, a tendência é que a decisão ocorra o quanto antes.
Na proposta, o Planalto também indica que a mudança deve valer para depósitos futuros, o que não garantiria a correção do saldo passado.
“Tudo isso está sendo negociado com as centrais sindicais para ofertar ao STF uma solução. Uma solução que seja boa para todos. Eu acho que as centrais tendem a aceitar essa proposta, tendem a trabalhar essa proposta junto com a gente. Até porque, o que a gente está discutindo? Nós estamos discutindo no futuro”, diz Macena.

VEJA A EVOLUÇÃO DA REMUNERAÇÃO DO FGTS DESDE 2017, EM %

Ano de distribuição – Ano de referência – Remuneração das contas – IPCA

  • 2017 – 2016 – 7,15 – 6,29
  • 2018 – 2017 – 5,59 – 2,95
  • 2019 – 2018 – 6,18 – 3,75
  • 2020 – 2018 – 4,90 – 4,31
  • 2021 – 2020 – 4,92 – 4,52
  • 2022 – 2021 – 5,83 – 10,06
  • 2023 – 2022 – 7,09 – 5,79

O processo que chegou ao Supremo é de 2014, após estudos encomendados pelo partido Solidariedade e pela Força Sindical apontarem perda de 88,3% desde 1999, quando houve mudança de remuneração no fundo e passou a ser utilizada a TR. O problema é que a taxa tem rendido próxima de zero.

O Planalto quer impedir que a correção dos valores passe a ser feita pela caderneta de poupança, conforme propôs o ministro relator do caso, Luís Roberto Barroso. O motivo seria um desequilíbrio atuarial, que afetaria financiamentos da casa própria, já que o dinheiro do FGTS também é usado no setor, especialmente para financiar moradias da baixa renda.

A poupança tem, atualmente, duas formas de remuneração. Para depósitos realizados até 3 de maio de 2012, a atualização é fixa, de 0,5% ao mês mais TR, o que dá 6,17% ao ano mais TR. Para depósitos feitos após essa data, a remuneração está ligada à taxa básica de juros da economia, a Selic.

Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento é de 0,5% ao mês mais TR. Já se a taxa básica estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será equivalente a 70% da Selic mais a TR. O processo do FGTS está parado, à espera de julgamento.

O QUE É A REVISÃO DO FGTS?

É uma ação judicial na qual se questiona a constitucionalidade da correção do dinheiro depositado no Fundo de Garantia. Hoje, o retorno do FGTS é de 3% ao ano mais a TR (Taxa Referencial), que rende próxima de zero.
Com isso, a atualização do dinheiro fica abaixo da inflação, deixando de repor as perdas do trabalhador. O pedido é para que a TR seja considerada inconstitucional e um índice de inflação passe a ser utilizado no FGTS.
Desde 1999, quando houve modificação no cálculo da TR, os trabalhadores acumulam perdas. A revisão corrigiria essas perdas, que chegaram a 88,3% até 2013.

COMO FUNCIONA O FGTS?

O FGTS funciona como uma poupança para o trabalhador. O fundo foi criado em 1966, com o fim da estabilidade no emprego, e passou a valer a partir de 1967. Todo mês o empregador deposita 8% sobre o salário do funcionário em uma conta aberta para aquele emprego.
Há ainda a multa de 40% sobre o FGTS caso o trabalhador seja demitido sem justa causa. Desde a reforma trabalhista de 2017, há também a possibilidade de sacar 20% da multa após acordo com o empregador na demissão.

QUEM TEM DIREITO AO FUNDO DE GARANTIA?

Todo trabalhador com carteira assinada deve ter o FGTS depositado, o que inclui, atualmente, as empregadas domésticas. Até 2015, não havia direito ao FGTS por parte das domésticas. A PEC das Domésticas, porém, trouxe essa possibilidade em 2013, mas a lei que regulamentou a medida e possibilitou os depósitos dos valores por parte dos empregadores passou a valer apenas dois anos depois.

O QUE PODE ACONTECER NA REVISÃO DO FGTS?

O caso poderá ser julgado e chegar ao final, com vitória ou derrota para os trabalhadores. Até agora, há três votos pela mudança na correção, de Barroso e dos ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques, mas não houve declaração de que a TR é inconstitucional.

(CRISTIANE GERCINA/Folhapress)

O post FGTS rende mais que inflação? Ministério do Trabalho afirma que sim; saiba mais apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
https://muzambinho.com.br/2024/04/26/fgts-rende-mais-que-inflacao-ministerio-do-trabalho-afirma-que-sim-saiba-mais/feed/ 0
COLUNA MG – Lagos em área de interesse turístico https://muzambinho.com.br/2024/04/26/coluna-mg-lagos-em-area-de-interesse-turistico/ https://muzambinho.com.br/2024/04/26/coluna-mg-lagos-em-area-de-interesse-turistico/#respond Fri, 26 Apr 2024 14:50:03 +0000 https://muzambinho.com.br/?p=127682 A iniciativa de transformar as reservas em área de interesse é da Alago e Unelagos e conta com o apoio de representantes da Assembleia Legislativa (Reprodução)

O post COLUNA MG – Lagos em área de interesse turístico apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

Lagos em área de interesse turístico

Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, juntamente com o deputado estadual Professor Cleiton, o secretário executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Fausto Costa, e o Presidente da União dos Empreendedores dos Lagos de Furnas e Peixoto (Unelagos), Thadeu Alencar. O objetivo da reunião foi a elaboração de um projeto de lei, que será enviado ao Congresso Nacional, que classifica os Lagos de Furnas e Peixoto como Área Especial de Interesse Turístico, que oficializa a denominação Mar de Minas e reforça a importância do uso múltiplo das águas. (Últimas Notícias – Formiga)

https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/projeto-que-transforma-lagos-de-furnas-e-peixoto-em-area-de-interesse-turistico-nacional-sera-enviado-ao-congresso/

 

Fiscalização reduz descarte de resíduo 

As ações de fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte resultaram em uma queda de 32% no número de pontos de deposição irregular de resíduos, especialmente da construção civil na cidade. As operações, realizadas em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, visam orientar os motoristas dos caminhões e conscientizar a comunidade sobre a importância da destinação correta dos resíduos. As blitzen ocorrem nas principais saídas da cidade e incluem verificações de licenciamento, documentação e cobertura dos materiais transportados. Infrações são passíveis de multas e medidas administrativas e penais previstas em lei. (Jornal São Geraldo – Belo Horizonte)

https://jornalsaogeraldo.com.br/belo-horizonte/acao-da-pbh-reduz-em-32-o-descarte-irregular-de-residuo-da-construcao-civil/

 

Viçosa gasta R$ 4,8 mi com transporte

Saiu o resultado da licitação do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Viçosa para a contratação de serviços de transporte rodoviário, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos domiciliares e públicos não perigosos. A sessão de licitação foi realizada de forma eletrônica no último dia 16 e a vencedora foi a União Recicláveis Rio Novo Ltda, proprietária do aterro CTR Bituruna, em Piedade de Ponte Nova, para onde os resíduos de Viçosa serão levados. Para o diretor-presidente do Saae, Eduardo José Lopes Brustolini, o resultado foi benéfico para o Município. O valor total por tonelada ficou estabelecido em R$ 266,31, valor abaixo da ata compartilhada do Cimvalpi (Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga), onde o custo seria de R$ 278,26 por tonelada. (Folha da Mata – Viçosa)

https://www.folhadamata.com.br/cidade/noticias/vicosa-vai-gastar-r-4-8-milhoes-por-ano-com-transporte-do-lixo-para-aterro-licenciado

 

Parceria democratiza acesso à cultura

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) inaugurou um novo espaço cultural em Belo Horizonte, em parceria com o Centro de Arte Popular (CAP), oferecendo uma programação diversificada e gratuita para o público. A iniciativa faz parte do projeto de expansão da Faop e inclui exposições, oficinas, rodas de conversa e outras atividades ao longo do ano. Com a proposta de democratizar o acesso à cultura, o programa reflete o encontro de saberes e fazeres em um espaço que multiplica conhecimento. O Centro de Arte Popular abrigará exposições de artistas mineiros, além de oferecer oficinas e cursos. (Folha de Sabará)

https://folhadesabara.com.br/noticia/32640/parceria-entre-faop-liberdade-e-centro-de-arte-popular-democratiza-acesso-a-cultura-em-bh

 

Financiamento impulsiona pequenas

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) anuncia a retomada do financiamento para micro e pequenas empresas do setor do turismo do estado. Com taxas reduzidas e condições acessíveis, a iniciativa visa impulsionar negócios como bares, restaurantes e pousadas, contribuindo para o fortalecimento de um setor já relevante para a economia mineira. Essa iniciativa está alinhada com os esforços do governo estadual para fortalecer o turismo, que tem Minas Gerais liderando o crescimento do setor no Brasil, com um aumento de 12,9% no acumulado dos últimos 12 meses, acima da média nacional. (Jornal dos Vales)

https://jornaldosvales.com.br/noticia/46597/banco-de-desenvolvimento-de-minas-gerais-retoma-linha-de-credito-para-micro-e-pequenas-empresas-de-turismo)

 

Concursos municipais do Queijo

A agenda de concursos municipais de queijo em Minas Gerais continua agitada nos meses de maio e junho, com destaque para o 15º Concurso Municipal de Queijo Minas Artesanal do Serro, marcado para este sábado, 27. Os concursos municipais são etapas importantes para o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, previsto para agosto, pois é neles que se definem os concorrentes dos concursos regionais, que por sua vez selecionam os finalistas para a grande final estadual. Ao longo do ano, esses eventos contarão com a participação da Emater-MG (Jornal da Região)

https://www.jornaldaregiaoonline.com.br/noticias/agropecuaria/6679/concursos-municipais-do-queijo-minas-artesanal-sao-atrativos-turisticos-e-gastronomicos

 

Esquadrilha retorna a Ipatinga

No dia 11 de maio, o céu do Vale do Aço será abrilhantado pela apresentação da Esquadrilha da Fumaça, em homenagem aos 60 anos de emancipação político-administrativa de Ipatinga. A performance acrobática, que contará com sete aeronaves Super Tucano A-29, poderá ser acompanhada de uma posição privilegiada no Parque Ipanema, principal cartão-postal da cidade. O evento, que foi solicitado há um ano, marca o retorno da Esquadrilha da Fumaça a Ipatinga após 12 anos, sendo a última apresentação em 2022. A apresentação terá duração de 35 minutos e contará com aproximadamente 45 a 50 manobras. (Diário do Aço)

https://diariodoaco.com.br/noticia/0115208-esquadrilha-da-fumaca-retorna-a-ipatinga-para-exibicao-especial-em-comemoracao-aos-60-anos)

.

Click no Link abaixo, acesse nossa loja e receba Produtos do Sudoeste de Minas em sua casa!!!

O post COLUNA MG – Lagos em área de interesse turístico apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
https://muzambinho.com.br/2024/04/26/coluna-mg-lagos-em-area-de-interesse-turistico/feed/ 0
Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue https://muzambinho.com.br/2024/04/26/brasil-tem-quase-4-milhoes-de-casos-provaveis-de-dengue/ https://muzambinho.com.br/2024/04/26/brasil-tem-quase-4-milhoes-de-casos-provaveis-de-dengue/#respond Fri, 26 Apr 2024 13:38:05 +0000 https://muzambinho.com.br/?p=127680 Dados indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024

O post Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
O Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde contabiliza nesta quinta-feira (25) 3.852.901 casos prováveis de dengue registrados em todo o país nos quatro primeiros meses de 2024. O número representa mais que o dobro de casos prováveis da doença identificados ao longo de todo o ano passado: 1.649.144.

Dados da pasta indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024, além de 2.216 mortes em investigação. O coeficiente de incidência da doença no país, neste momento, é 1.897,4 casos por cada 100 mil habitantes. A letalidade em casos prováveis é 0,05 e a letalidade em casos de dengue grave é 4,43.

A maioria dos casos prováveis segue concentrada na faixa dos 20 aos 29 anos, seguida pelas faixas dos 30 aos 39 anos, dos 40 aos 49 anos e dos 50 aos 59 anos. Já a faixa etária menos atingida é a de crianças menores de 1 ano, seguida por pessoas com 80 anos ou mais e por crianças de 1 a 4 anos.

Minas Gerais ainda responde pelo maior número de casos prováveis de dengue (1.167.056). Em seguida estão São Paulo (927.065), Paraná (391.031) e Distrito Federal (232.899). Já os estados com menor número de casos prováveis são Roraima (252), Sergipe (3.053), Amapá (4.480) e Rondônia (4.715).

Quando se considera o coeficiente de incidência da doença, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 8.267,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Em seguida estão Minas Gerais (5.682,2), Paraná (3.417,1) e Espírito Santo (2.994). Já as unidades federativas com menor coeficiente são Roraima (39,6), Ceará (109,3), Sergipe (138,2) e Maranhão (138,4).

Fonte: Hoje em Dia

O post Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue apareceu primeiro em Muzambinho.com.

]]>
https://muzambinho.com.br/2024/04/26/brasil-tem-quase-4-milhoes-de-casos-provaveis-de-dengue/feed/ 0