Fotos do evento registradas pelo muzambinho.com
Projeção é de que a iniciativa vai gerar quase R$ 15 milhões de giro positivo
Um grande evento foi preparado pelo deputado estadual Emidinho Madeira, idealizador do Mais Genética, em parceria com o Instituto Federal – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e o governo de Minas, através da Emater, na última sexta-feira, 29/06, no Campus Muzambinho.
Além dos números que foram apresentados, o púbico presente participou de palestras de especialistas de nível nacional e internacional ligados ao setores de produção de leite e corte.O Mais Genética já se encontra em pleno funcionamento em mais de 30 cidades do Sul e Sudoeste de Minas, além de contar com o apoio importante das prefeituras, que mantêm os inseminadores e seu deslocamento, além da reposição o nitrogênio dos botijões para conservação do sêmen.
De acordo com o cálculo apresentado pelo deputado, baseados em dados extra-oficiais, em apenas dois anos o Mais Genética já pode ter gerado renda em torno de R$ 15 milhões com a expectativa de nascimento de 10 mil crias entre machos e fêmeas dentro do prazo de um ano. Para o deputado Emidinho Madeira o Mais Genética melhora a qualidade de vida de pequenos produtores na prática porque disponibiliza material genético de alta qualidade a custo zero.
“Muitos produtores ainda evitam inseminar o gado devido as perdas de material e mão-de-obra com o consequente aumento de custo. Agora com o acesso ao sêmen de qualidade e inseminador disponível para fazer o serviço na propriedade, tudo gratuito, o produtor não pensa duas vezes. Em pouco tempo nós vamos ter centenas de produtores com um gado melhorado geneticamente graças a essa iniciativa. Não podemos deixar de agradecer o apoio e o empenho do Instituto Federal de Muzambinho, através do professor Luiz Carlos, nosso amigo e uma pessoa que se dedica de corpo e alma ao desenvolvimento regional, ao governo de Minas através da Emater, na pessoa do gerente Cláudio Bortolini, que tem se dedicado para que todas as aquisições sejam realizadas de modo a dar agilidade nas ações do Mais Genética e também às prefeituras das cidades participantes e aos sindicatos rurais. Tenho certeza que essa iniciativa vai crescer ainda muito mais”, ressaltou o deputado Emidinho Madeira.
O evento foi aberto ao público em geral. Houve a entrega de certificação e exposição de diversos animais nascidos no Mais Genética em uma mini-fazenda estilizada especialmente para o evento.
Também foram entregues 60 medidores de umidade para municípios do ConCafé e 6 motos para atender cidades do Mais Genética, com recursos provenientes de emendas parlamentares do deputado Emidinho Madeira.
NÚMEROS DO MAIS GENÉTICA:
– 24 MIL DOSES DE SÊMEN JÁ ADQUIRIDAS
– 13 MIL VACAS INSEMINADAS
– 63 BOTIJÕES DE SÊMEN DISTRIBUÍDOS
– 57 MOTOS PARA OS INSEMINADORES
– 73 INSEMINADORES CAPACITADOS
– 31 CIDADES OFICIALMENTE NO MAIS GENÉTICA – (58 ATENDIDAS NO TOTAL)
– INSTRUMENTAL DE INSEMINAÇÃO (LUVAS, BAINHAS, PIPETAS)