• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

“Heróis nunca Morrem” Livro lançado nA E.E. Cesário Coimbra em parceria…

Redação9 de julho de 20184min0
Projeto de extensão Aluno Digital do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho lança publicação “Heróis nunca morrem” em parceria com Escola de Muzambinho

O projeto de extensão Aluno Digital mostrou o resultado da programa “ Nosso Primeiro Livro” realizado em parceria com a Escola Estadual Cesário Coimbra, em Muzambinho (MG). A produção do livro envolveu estudantes do 7º anos da disciplina de Língua Portuguesa, da professora Marta Magalhães, que teve como objetivo incentivar os alunos a produzirem textos criativos e interessantes.

O projeto teve início com pesquisas biográficas sobre três heróis: Joana D’arc, Dom Quixote e Macunaíma. Em seguida as pesquisas e produções de textos concentraram-se em três eixos: Heróis salvam o Brasil da corrupção; Heróis salvam a natureza; e Heróis em minha vida.

Com o apoio do projeto Aluno Digital os textos foram digitados e diagramados para produção de uma coletânea. A diagramação incluiu a produção de três modelos de capas, utilizando a ferramenta Canvas, das quais uma foi selecionada por meio de votação popular, através de um link colocado no site do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho. Em seguida foram feitas as correções nos textos e a diagramação para a impressão do livro intitulado: “Heróis nunca Morrem”, que foi lançado no mês de junho.

Participaram do evento toda a comunidade escolar da Escola Cesário Coimbra, representada pela diretora, professores, os alunos envolvidos no projeto e suas respectivas famílias, o diretor do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal, Sr. José Maria Dias, a secretária de Educação de Muzambinho, Simone Aparecida Martins e a professora Sandra Helena Miranda do IFSULDEMINAS, representando todos os integrantes do projeto Aluno Digital.

O Projeto
O projeto atende a escola como um projeto social, aproximando o instituto da comunidade local (pais, alunos, professores). A ideia do projeto surgiu da professora Marta Magalhães e tem por objetivo dinamizar e diferenciar as estratégias de ação junto a aprendizagem de língua portuguesa.
O projeto Aluno Digital foi criado no início de 2016 com o objetivo de oferecer à comunidade e às escolas da cidade de Muzambinho e região cursos e projetos de informática, visando a inclusão digital de crianças, jovens, adultos e melhor idade, além de averiguar os impactos das ações do projeto. Desde então vem oferecendo suporte tecnológico, levando a informática às escolas do município de Muzambinho e região, com a oferta de minicursos que abordam temáticas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação para alunos e professores.

Estão envolvidos no projeto o funcionário e professores dos cursos Técnico em Informática e Ciência da Computação: Erlon Charles Gomes de Aquino Júnior, Aline Marques Del Valle e Sandra Helena Miranda. O projeto conta também com o apoio direto de estagiários do Curso Superior de Ciência da Computação e de alguns colaboradores.

TEXTO: ASCOM – Campus Muzambinho
FOTOS: Projeto Aluno Digital

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *