• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Três em cada quatro idosos dependem exclusivamente do SUS

Julia Toledo2 de outubro de 20182min0
idoso
Atualmente, País tem cerca de 29,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos

Três em cada quatro idosos dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para acompanhamentos e tratamentos. Estudo divulgado nesta segunda-feira (1º) pelo Ministério da Saúde mostra que, nos últimos 12 meses, 83,1% da população com mais de 60 anos realizou pelo menos uma consulta na rede e 10,2% foram hospitalizados uma ou mais vezes.

Atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros; ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Outros dois dados evidenciam a necessidade de o Brasil continuar a investir nos atendimentos aos mais velhos: quase 40% dos idosos têm uma doença crônica e 29,8% têm duas ou mais como diabetes, hipertensão ou artrite.

Modelo
O mesmo estudo mostra que 85% da população com 50 anos ou mais mora em áreas urbanas. Sobre os hábitos de comportamento, o levantamento concluiu que 43% dos idosos têm medo de cair na rua.

“O SUS possui bons indicadores de resolutividade, então é necessário que se preserve o sistema que é modelo para o mundo. Se você melhora a condição de saúde da população, você também aumenta a longevidade no trabalho”, ressaltou a coordenadora da pesquisa e pesquisadora da Fiocruz, Maria Fernanda Lima-Costa.

Políticas públicas
Apresentados em homenagem ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, os dados vão servir de subsídio para a construção e adequação de políticas públicas para os idosos. A pesquisa ouviu pessoas com 50 anos ou mais entre os anos de 2015 e 2016 em 70 municípios nas cinco regiões do país. A idade escolhida serviu para analisar o início da aposentadoria. Ao todo, foram investidos R$ 7,3 milhões.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *