É FAKE mensagem que diz que eleitor pode votar mesmo se não tiver feito biometria obrigatória
Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que o eleitor pode votar mesmo que não tenha feito a biometria. O post é #FAKE. Nas cidades em que houve a biometria obrigatória, o não comparecimento fez com que o título eleitoral tenha sido cancelado, deixando o eleitor impedido de votar.
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, quem perdeu o prazo para fazer a biometria nos estados em que ela é obrigatória não pode votar nas eleições de 2018.
Veja como saber se você está entre os eleitores que tiveram o título cancelado por faltar à biometria
O cadastramento biométrico foi considerado obrigatório para eleitores em 2.800 municípios do país, segundo o TSE. O prazo para regularização foi até o dia 9 de maio. Porém, cerca de 3,6 milhões de brasileiros de 862 cidades tiveram o título cancelado por não fazer o cadastro.
É possível consultar a situação do seu título de eleitor no site do TSE.
Segundo o TSE, se o título foi cancelado, o eleitor só poderá regularizar a situação eleitoral após as eleições deste ano. Isso porque o cadastro eleitoral não pode ser alterado no período de 10 de maio a 4 de novembro de 2018. O cadastro eleitoral vai ser reaberto em 5 de novembro.
Apesar de o PSB ter entrado com um pedido no Supremo Tribunal Federal para que os eleitores fossem liberados a votar, na última quarta-feira (26) o STF manteve a proibição por 7 votos a 2.
No total, 73,7 milhões de pessoas, 50% do eleitorado apto, vão votar usando a biometria nas eleições de 2018.
Cidades em que a biometria não é obrigatória
Nas cidades em que a biometria não é obrigatória, o eleitor pode votar, mesmo que ainda não tenha feito o cadastramento das digitais. Nesse caso, a identificação do eleitor será com documento oficial de identificação com foto.
O que é a biometria?
O cadastramento biométrico tem o objetivo de fazer a identificação e verificação biométrica da impressão digital do eleitor. A ideia é ter mais segurança e evitar fraudes. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos. A coleta das digitais dura poucos segundos. Além disso, é tirada uma fotografia e cadastrada a assinatura digitalizada.
Veja o texto da mensagem falsa:
REPASSEM AO MÁXIMO DE PESSOAS:
Não há impedimento ao voto, em caso de não ter feito a biometria!
Estão fazendo isto pra que os que não fizeram não compareçam à votação. Mas estaremos todos lá, devidamente credenciados, precisando só levar documento com foto, conforme o previsto na legislação! A conversa sobre impedimento é pra afastar os mais humildes e com menos acesso à informação, da votação… o voto é direito que não se perde por conta desta medida. Não há legislação acima do direito ao voto, que o condicione à biometria.
AOS QUE NÃO FIZERAM A BIOMETRIA, BASTA COMPARECER À ZONA ELEITORAL, MUNIDO DE DOCUMENTO, COM FOTO E PROCEDER À VOTAÇÃO. SE FOR IMPEDIDO, EXIJA A DETERMINAÇÃO JUDICIAL!
Fonte: G1.com.br