• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Dia Mundial da Alimentação, quais são os desafios pro futuro?

Valéria Vilela16 de outubro de 20184min0
world-food-day1-1067x600
No dia mundial da alimentação Seminário Internacional discutiu o futuro e os desafios para garantir alimento

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, aconteceu em São Paulo o seminário internacional O Futuro da Alimentação. O evento reuniu pesquisadores, cientistas, produtores e sociedade civil para debater o desafio de garantir alimento para uma população que deve chegar à marca de 10 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos. O seminário gratuito, promovido pela Scientific American Brasil, foi realizado no Teatro Eva Hertz, no Conjunto Nacional e teve transmissão ao vivo pela intenet.

O Jornalista Tobias Ferraz coordenou o painel com exemplos inspiradores onde houve a apresentação de cases de boas práticas de produção de alimentos. Daniela Garcia, gerente da ONG Banco de Alimentos, em atividade desde 1998 e que atende diariamente cerca de 22 mil pessoas expôs sua experiência em matar a fome e educar para o aproveitamento de alimentos. Já o biólogo Leandro Bougarten, gerente científico de planejamento de paisagens produtivas sustentáveis da ONG The Nature Conservancy mostrou a importância de conservar as terras e águas das quais a vida depende. O Terceiro case foi de Paulo de Lucca, doutor em genética de plantas pela UNICAMP, fundador da pangeiabiotech. Uma empresa inovadora que oferece suporte à pesquisa na área de biotecnologia de plantas para Centros de Pesquisas.

Especialistas internacionais abriram as discussões em cada um dos turnos do evento. Na parte da manhã, a americana Nina Fedoroff – bióloga molecular, autora de diversos livros sobre uso de tecnologia para produção agrícola, ex-conselheira científica do Departamento de Estado dos EUA e ex-presidente da Sociedade Americana para o Progresso da Ciência – falou sobre como alimentar uma população crescente de maneira sustentável. À tarde, o convidado foi o pesquisador sueco Stefan Jansson – biólogo, um dos pioneiros europeus na utilização da ferramenta de edição genética CRISPR em plantas e ex-presidente da Sociedade de Fisiologia de Plantas da Escandinávia. O título de sua fala foi “Ser ou não ser geneticamente modificado, eis a questão”.

O evento discutiu os enormes desafios diante dos quais a humanidade está hoje, a exemplo da questão da fome, da produção e da distribuição de alimentos. Os participantes também compartilharam a visão de que nunca estivemos tão preparados para superar os obstáculos.

Todos os temas abordados ao longo de quatro painéis: “Um mapa da abundância e da escassez”, “Mudanças climáticas, sustentabilidade e produção de alimentos”, “Novas tecnologias na produção de alimentos” e “Exemplos inspiradores”.  Durante o evento houve intensa participação do público presente no local e também com as contribuições dos internautas que acompanharam o evento por streaming.

Valéria Vilela


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *