• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Diretor revela nova filosofia para o Campus Muzambinho

Julia Toledo22 de outubro de 20185min0
Campus Muzambinho
IF
 nova direção do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho tomou posse há praticamente sessenta dias. O diretor geral Prof. Renato Aparecido de Souza recebeu a reportagem e falou sobre a implantação do estilo administrativo de sua equipe de trabalho. 

O dirigente acredita que os servidores já compreenderam a nova filosofia que está sendo implantada, bastante participativa. Conta que tem ido até os setores e dialogado bastante com os servidores, numa tentativa de identificar as reais demandas, buscando direcionar novas soluções. Desta forma, observa que o cenário é muito favorável junto aos servidores e estudantes. Como não era conhecido por muitos estudantes, tem caminhado diariamente pelo Campus e conversado com as pessoas, justamente com a ideia de se apresentar para a comunidade.

AJUSTE DE METAS

Prof. Renato declarou que os desafios são enormes, pois o momento é de uma triste realidade orçamentária. Esta situação exigiu a tomada de algumas decisões de ajuste de metas para finalizar o ano. Também já foram feitas algumas projeções visando o alívio e a possibilidade de implementar os planos visualizados enquanto direção para o próximo ano. “O cenário é muito otimista e promissor, na minha perspectiva”, falou.

SEM DEMISSÕES

O diretor procurou esclarecer que não houveram demissões. Mas havia uma empresa terceirizada operando no Campus, sendo que o contrato com a mesma coincidentemente encerrou no início da nova gestão. O Campus Muzambinho conta com 202 servidores terceirizados e no mês de maio foi feita uma projeção de ofertas de novas vagas num total de 208 cargos. Evidentemente, foram feitos alguns ajustes pautados em instruções normativas, sobretudo levando em consideração o princípio da economicidade.

Prof. Renato ainda revelou que no início da gestão deparou com um cenário que não permitia recontratar os 208 postos ofertados. Então, por uma medida de precaução e até mesmo para conseguir honrar os compromissos pretéritos, a decisão ocorreu no sentido de não recontratar todos os 208 postos. Reconhece que, naturalmente, esta situação causa um desconforto, principalmente para aquelas pessoas que eventualmente não foram recontratadas. Mas o servidor terceirizado deve ter clareza de que está trabalhando na instituição dentro de um contrato que tem começo, meio e fim. Uma reunião aconteceu com os terceirizados, considerados servidores extremamente importantes e apoiadores do Campus.

O dirigente esclareceu que para o próximo ano, mediante os novos ajustes e metas orçamentárias, é provável que será possível recontratar os 208 postos. “Mas só faremos isto se tivermos condições de honrar plenamente este esforço”, falou.

POLÍTICA DE ESTADO

Prof. Renato analisou que os Institutos Federais foram criados sob a tutela de um dos candidatos à Presidência da República, o petista Fernando Haddad, que era o Ministro da Educação à época. Hoje, como dirigente do Campus Muzambinho, prefere acreditar que não estejam ameaçados, dado ao crescimento dos Institutos Federais e o que representam para todo o Brasil. “A educação é algo que deve ser considerado como política de estado. E um projeto tão grandioso como esse precisa ser encarado também como política de estado”, falou.

ENCONTRO DE EGRESSOS

O encontro dos ex-alunos já se tornou tradição no final de cada ano. Prof. Renato informou que há quinze dias a equipe começou a pautar esta questão em suas reuniões, buscando definir uma data para a realização, provavelmente no início de dezembro. Até porque é um evento esperado e desejado pelos egressos, quando tem a oportunidade de rever amigos e a própria escola. Também será uma oportunidade para a nova direção ser apresentada aos egressos.

 

Fonte: Afolharegional.com

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *