• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Inscrições prorrogadas até 12 de novembro para cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS 

Redação9 de novembro de 20186min0
Vest2019IF
Ainda dá tempo...

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) prorrogou até a próxima segunda-feira, 12 de novembro, as inscrições para o Vestibular 2019/1º semestre. Ao todo, são oferecidas mais de 3.550 vagas, sendo 3.250 em cursos técnicos e superiores presenciais nos municípios de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. As 300 vagas restantes são para ingresso no curso de Pedagogia ofertado na modadalidade a distância.

Como se inscrever?

Os candidatos devem acessar a página vestibular.ifsuldeminas.edu.br/, utilizar os documentos de identificação (RG e CPF) e preencher todos os dados solicitados no formulário. Ao final do processo, será necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, no valor de R$ 30 para os cursos técnicos e R$ 60 para cursos superiores. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 13 de novembro em qualquer agência bancária ou lotérica. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFSULDEMINAS, já que todos os cursos ofertados pela instituição são gratuitos. Para os candidatos que não possuem acesso à internet, os campi disponibilizarão um computador.

Ações afirmativas

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) são reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% são destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% são reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 8 do edital.

Caso não haja o preenchimento de 70% das vagas oferecidas em cada curso, ao campus reserva-se o direito de não oferecê-lo.Para a comprovação da escolaridade, renda e deficiência de que tratam as vagas de ação afirmativa é obrigatório, ao candidato apresentar a documentação no campus escolhido para seu processo seletivo, em envelope lacrado e identificado com a etiqueta constante no Anexo III. Os documentos deverão ser entregues a partir do dia 26 de novembro até o dia 21 de dezembro de 2018. Não será permitida a entrega desses documentos no momento da matrícula. Entregas fora desse prazo causarão a perda do direito do candidato de concorrer às vagas reservadas.

Provas

As provas do Vestibular 2019/1º serão realizadas no domingo, dia 25 de novembro de 2018, em um único período, das 08h45 às 12h45. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI) que estará disponível a partir de 19 de novembro na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, onde os interessados em se preparar para o exame também encontrarão o conteúdo programático e as provas anteriores.
Os candidatos poderão realizar a prova em outros campi do IFSULDEMINAS, desde que haja vagas para os cursos na unidade. Esta opção será feita no ato da inscrição. Não será permitido ao candidato realizar as provas em local diferente do escolhido no ato da inscrição e estabelecido no comprovante definitivo de inscrição.

Conheça o IFSULDEMINAS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas é uma instituição pública de ensino criada em 2008, a partir da fusão de três antigas escolas agrotécnicas nos municípios de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Atualmente, o IFSULDEMINAS também possui campi nas cidades de Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançados em Três Corações e Carmo de Minas. Além disso, atua em parceria com as prefeituras por meio de polos de rede em mais de 80 cidades. São cerca de 44 mil estudantes matriculados, 170 cursos ofertados e mais de 178 municípios atendidos na região. Reconhecido pela educação profissional aliada à formação humanística, o Instituto articula suas ações em função do desenvolvimento regional, proporcionando educação pública, gratuita e de qualidade que vai desde o curso técnico (Integrado ou Subsequente ao Ensino Médio) à pós-graduação.

Érika Pereira Vilela – Jornalista
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
IFSULDEMINAS – Reitoria
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *