• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Escrivão da Polícia Civil arrecada brinquedos para crianças em delegacia de MG

Julia Toledo27 de novembro de 20185min0
policia
Matheus Soares é de São Sebastião do Paraíso e compartilhou a ideia com policiais da região.

“Nossos alvos são brinquedos”, é assim que um escrivão da Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso (MG) lançou uma campanha de arrecadação que tinha um objetivo diferente – criar um espaço para crianças que precisem passar pelo local possam se sentir mais seguras. Em menos de um mês, foram mais de 100 brinquedos arrecadados.

A ideia surgiu no último Dia das Crianças, quando Matheus Soares publicou em suas redes sociais pedindo doações e conseguiu, inclusive, uma quantia em dinheiro para comprar brinquedos. O material foi organizado em uma das salas da delegacia preparada para receber os pequenos.

Segundo Soares, muitas crianças chegam ao local quando as mães são vítimas de violência doméstica ou por terem sido abusadas sexualmente.

“Querendo ou não, é um ambiente pesado. Seja qual for o motivo para alguém ir até lá, ninguém leva boas notícias. Normalmente as ocorrências são de tráfico, violência doméstica, roubo e por aí vai”, diz o escrivão.
Soares trabalha em uma delegacia especializada em tráfico de drogas, mas arrumou uma maneira de compartilhar a ideia com outros policiais, inclusive os de cidades vizinhas.

“Encaminhei os brinquedos para o cartório de plantão, assim os outros escrivães têm acesso. Para a inspetoria, que é onde os investigadores ficam, e para a Delegacia de Mulheres, onde muitas vítimas vão acompanhadas de crianças”, conta.

Suporte emocional
Mesmo que a campanha seja recente, Soares já consegue destacar alguns momentos marcantes. O primeiro aconteceu quando uma amiga levou a filha para doar os brinquedos para outras crianças.

“Foi a primeira pessoa [a doar]. Aquilo me tocou demais, quando vi a menininha entrando na delegacia. Foi algo que eu não esperava”, lembra.
Em outra ocorrência, ele enviou um ursinho de pelúcia para uma menina vítima de abuso sexual na cidade de Monte Santo de Minas (MG) durante um plantão. Soares conta que não conheceu a criança pessoalmente, mas resolveu mandar o presente quando ouviu a história.

“Peguei um ursinho e mandei para o pessoal, pedindo para alguém entregar para ela”, diz.

Em casos como esse, além de aliviar a tensão do momento e fazer a criança esquecer um pouco o ambiente à sua volta, ele acredita que o brinquedo serve para ajudar na hora que a vítima vai prestar depoimento, pois muitas têm dificuldade em falar dos abusos e dar detalhes para a polícia durante as investigações.

Foi o que aconteceu com uma menina de apenas três anos que foi levada para a delegacia depois de ser violentada sexualmente por um idoso. Ainda sem conhecer a criança, Soares enviou um brinquedo e conta ter ouvido relatos de outros policiais sobre como o objeto foi benéfico.

“Por mais indelicada que seja a situação, você tem que ouvir a versão da criança, saber o que aconteceu. Nesse caso, os brinquedos serviram para distrair”.

Novas ações
A delegacia ainda tem muitos dos brinquedos doados no Dia das Crianças, mas Soares afirma que fará uma nova ação em breve, desta vez, tendo como foco o natal.

“Estamos sempre recebendo brinquedos, mas o pessoal costuma se animar mais quando tem alguma data comemorativa por perto. Por isso, vou lançar uma nova campanha no natal, do mesmo jeito, com os pedidos nas redes sociais”, explica.

Serviço
Interessados em doar podem procurar podem entregar os brinquedos na Delegacia de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso (Av. Dárcio Cantieri, 1879 – Centro), das 9h às 12h ou das 14h30 às 18h.

 

Fonte: G1.com.br

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *