• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Invasão de baratas no calor? Entenda por que o inseto aparece mais no verão

Julia Toledo4 de janeiro de 20195min0
the-cockroaches-834021-1920
Duas espécies são mais comuns no Brasil: uma vive mais nas casas, outra no esgoto. Saiba como diminuir a incidência das pragas urbanas e evitar uma infestação.

A barata definitivamente não é um bicho dos mais populares — mesmo servindo para fazer farinha para pão e apesar de ter um leite três vezes mais nutritivo que o da vaca. Casos recentes de invasões de baratas em ônibus de São Paulo e do Rio de Janeiro causaram repulsa e, com o aumento das temperaturas nas últimas semanas, internautas reclamam nas redes sociais que elas têm aparecido com mais frequência

O pesquisador Francisco José Zorzenon, do Instituto Biológico de São Paulo, explica por que esses insetos aparecem mais nesta época do ano e como resolver o problema:

Por que as baratas aparecem mais no verão?
Na verdade, todas as pragas urbanas aumentam em épocas mais quentes e chuvosas. O calor faz com que os insetos e animais se proliferem mais, como escorpiões, mosquitos e moscas. As temperaturas mais altas facilitam a reprodução – o metabolismo é acelerado e as baratas chegam à maturidade sexual mais rápido.

Existe uma espécie que aparece mais no calor? E no Brasil?
As baratas, no geral, aparecem mais no calor. As duas espécies mais comuns no país são Blatella germanica – conhecida como baratinha, francesinha ou paulistinha – e Periplaneta americana – chamada de cascuda, voadora. A primeira é menor e mais encontrada na cozinha, nos ônibus, em eletrodomésticos, em frestas de azulejos, no metrô. A Periplaneta americana é maior, gosta de ficar no esgoto, se alimenta de fezes, e é menos vista dentro de casa.

As baratas são realmente mais sujas que os outros insetos?
Não necessariamente. No Brasil, a Blatella germanica vive escondida dentro das casas, numa fresta de azulejo, dentro do liquidificador – às vezes não estão sobrevivendo em um ambiente sujo. Uma mosca, por exemplo, que pousa em fezes na rua, em feridas, pode trazer mais sujeira.

A Periplaneta americana, a “voadora” que vive mais no esgoto, é tão suja quanto os ratos, e mais que outros insetos da mesma família, como a “baratinha”.

Todas as baratas são voadoras?
As baratas têm, em média, 3 a 4 anos de vida. Durante a fase adulta, geralmente a partir dos 2 anos, elas têm asas desenvolvidas. A natureza delas, no entanto, é de locomoção rápida com as patas. Só às vezes, costumam voar.

Por que é comum vê-las nos ônibus pela cidade?
As pragas urbanas procriam de acordo com os quatro “As”:

Água
Abrigo
Alimento
Acesso
Os ônibus têm água (principalmente da chuva que entra). As pessoas deixam cair comida. O local é um bom abrigo e de fácil acesso. Por isso, se torna um bom ambiente para a procriação das baratas.

Elas ficam, na verdade, escondidas entre os bancos, embaixo das poltronas. Quando o ambiente é desestabilizado – o ônibus começa a andar, ou uma pessoa senta no banco – elas aparecem.

Como limpar a casa e evitar a presença delas?
Manter a casa limpa, sem restos de comida e vazamentos de água.

Deixar frutas mais maduras guardadas;
Secar a escova de dentes para não acumular água com resto de comida no fundo do pote;
Não deixar os sacos de lixo e lixeira abertos;
Checar e lavar eletrodomésticos que estão há muito tempo fechados.

Como controlar uma infestação?
Os inseticidas que são vendidos nos supermercados são medida paliativa, não funcionam para controlar as infestações. Para resolver com segurança, só contratando uma equipe para usar produtos específicos de controle em regiões urbanas e/ou residências.

 

Fonte: G1.com.br

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *