• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Café Santa Cruz
  • Grão de Ouro

O que são Iscas Digitais e como elas auxiliam o Marketing Digital

Gerson Dias29 de janeiro de 20199min0
IscasDigitais
para fisgar da melhor maneira esses clientes em potencial, a alternativa mais rápida e eficiente são as iscas digitais.

No universo do Marketing Digital vários termos surgem com frequência, facilitando a vida do empreendedor. Um dos conceitos mais difundidos atualmente em se tratando de desse assunto é a Isca Digital.

A definição de Isca Digital é bem simples, podendo ser conceituadas como alguns incentivos que sites, blogs e portais disponibilizam para potenciais clientes que efetuam cadastro ou aceitam receber informações sobre um determinado assunto.

De uma forma geral, as Iscas Digitais são atrativos utilizados para atrair e consolidar visitantes e clientes para o seu negócio. Criar um site ou um hotsite, por exemplo, consiste em uma eficiente isca digital.

As iscas possibilitam manter uma boa relação com o público, facilitando um processo que é fundamental para o Marketing Digital: a geração de leads.

A elaboração de uma boa Isca Digital

Sabendo que as iscas digitais podem servir como recompensas para atrair possíveis clientes, é pertinente conhecer quais são os formatos delas, bem como quais são os que se adequam com o seu tipo de empreendimento.

Há várias possibilidades de elaboração de iscas digitais. Sendo assim, veja abaixo alguns dos formatos mais utilizados hoje em dia.

E-book

É um dos formatos mais conhecidos atualmente. Os e-books nada mais são do que livros digitais, sendo perfeitos para abordarem conteúdos longos que trazem muito texto e ilustrações.

Se o seu negócio é uma floricultura, por exemplo, a sua isca digital pode ser um e-book em seu blog trazendo várias dicas sobre cultivo, tipos de plantas e os cuidados específicos que o seu cliente deve ter com elas.

Os e-books são uma maneira prática para atrair e interagir com os clientes, pois podem ser baixados em qualquer dispositivo, seja ele um desktop, notebook ou celular.

Blog

É impossível falar em iscas digitais sem deixar de mencionar a criação de um blog. Um blog possui característica multimídia, pois suporta vídeo, imagens, tabelas e textos.

E como o conteúdo é um ingrediente importante para o Marketing Digital, devido a essa versatilidade um blog se torna uma ferramenta indispensável.

Vídeos

O formato de vídeo como isca digital também não deve ser desprezado, afinal, eles conseguem aliar áudio e imagem, se tornando um elemento bastante atrativo e versátil.

Por meio de um vídeo você pode abordar qualquer assunto, de maneira didática e expositiva, captando a atenção do seu potencial cliente.

Checklist ou Listas

Em uma época em que as pessoas prezam cada vez mais por leitura e informação rápida, as listas ganham cada vez mais destaque. Utilizando ainda o exemplo da floricultura, é possível listar o passo a passo correto de como regar uma espécie rara de orquídea.

Tais dicas são facilmente assimiladas e atraem vários clientes. Além disso, existem aplicativos, tais como o Sumo ou o Optinmonster, que permitem inserir a lista no seu blog e também nas suas redes sociais.

Infográficos

É uma isca digital de alto valor atrativo por permitir uma leitura rápida e fácil. Além disso, diante da habilidade e criatividade de um designer, um infográfico é capaz de aliar apuro estético e informação.

O sucesso dos infográficos não é surpresa, já que atualmente vivemos em uma era onde a imagem se torna cada vez mais o carro-chefe da comunicação.

Como deve ser uma boa Isca Digital

Para que uma isca digital tenha plenas condições de auxiliar no Marketing Digital, ela deve ser bem planejada e construída. Por isso, na hora de estabelecer qual será o formato mais adequado para a sua isca digital, lembre-se das dicas abaixo.

Trazer a solução para um problema

Esse é um elemento essencial. As pessoas, de uma maneira geral, estão em busca da solução de um determinado problema e, dessa maneira, a sua isca digital apenas vai gerar engajamento se conseguir demonstrar ser eficiente nesse quesito.

Possibilite acesse imediato

Estamos na era da velocidade e acredite: cliente nenhum vai gostar de, por exemplo, ter que esperar duas semanas ou mais para receber o e-book que você disponibilizou.

Por isso que o ideal é preparar uma isca digital que seja entregue de maneira imediata. Se houver a necessidade de ter uma data específica, é importante manter o seu público avisado.

Simplifique

As melhores ideias são as mais simples. Essa lógica é válida também para as iscas digitais. Sendo assim, de nada adianta abordar um assunto de maneira complexa, exigindo do seu público um conhecimento avançado sobre ele.

Lembre-se que a maioria das pessoas que se deparar com o seu site ou blog serão leigas no assunto. Além disso, o objetivo é oferecer solução, não apresentar mais problemas.

Conclusão

Quando o assunto é Marketing Digital, o conteúdo se torna o aliado mais importante. É graças a ele que você vai atrair e nutrir os seus leads.

Portanto, para fisgar da melhor maneira esses clientes em potencial, a alternativa mais rápida e eficiente são as iscas digitais.

 

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixar um Comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *