• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Barragem da usina hidrelétrica de Furnas preocupa moradores de São José da Barra, MG

Redação31 de janeiro de 201914min1
furnasbarragem
Segundo prefeito, último plano de segurança foi apresentado em 1962, mesmo ano em que a hidrelétrica chegou à cidade.

Plano de contingência foi apresentado em 1962 — Foto: Reprodução EPTV

A barragem de Furnas tem preocupado moradores de São João Batista do Glória. Segundo o prefeito, Paulo Sérgio Leandro, o último plano de segurança foi apresentado em 1962, mesmo ano em que a hidrelétrica chegou à cidade. Depois do rompimento da barragem em Brumadinho, o governo federal exigiu que todas as empresas que tem barragens no país apresentem um plano de segurança atualizado em 2019.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as usinas de furnas têm baixo nível de rompimento, mas pode causar grandes estragos, caso venham a se romper.

“O grande risco das obras hidrelétricas, as barragens hidrelétricas, está no vertedouro, que é a capacidade de escoar as cheias. No Brasil estamos precisando redimensioná-los, tendo em vista as mudanças climáticas e mudanças de uso de solo ”, explica o professor Afonso Henrique Moreira Santos.

A possibilidade preocupa Leandro, já que o município não tem Defesa Civil. “Nós não temos esse plano de contingência, não estamos preparados para uma situação dessas”, afirma.

A barragem da hidrelétrica fica no Rio Grande e tem núcleo de argila e comporta um volume total de 9,4 milhões de metros cúbicos de água. A argila serve para torná-la impermeável e blocos de rocha compactados em camadas dão maior estabilidade.

Apesar disso, a situação também preocupa moradores da cidade, como o comerciante Israel Cardoso Oliveira.

“Eu nunca vi, nesses três anos que estou morando aqui, alguma coisa de prevenção contra isso. Acredito que não existem sirenes, não existe nada sem que possa, por exemplo, se vier a acontecer, diminuir o risco de vítimas”, afirma.

Atualmente, a ANEEL é responsável por fiscalizar 437 hidrelétricas, com 616 barragens. Desse total, apenas 122 foram vistoriadas entre os anos de 2016 e 2018.

Em nota à EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo, Furnas disse que faz inspeções e medições periódicas em suas barragens e que todos os dados coletados pela empresa serão repassados para as prefeituras, polícias e bombeiros para criação de um plano de contingência.

A empresa não comentou a afirmação do prefeito e São José da Barra sobre o último plano de segurança ter sido apresentado em 1962.

Para matéria do G1 Sul de Minas na íntegra em vídeo click aqui

Segundo Aneel, barragem tem baixo risco de rompimento — Foto: Reprodução EPTVSegundo Aneel, barragem tem baixo risco de rompimento — Foto: Reprodução EPTV

Segundo Aneel, barragem tem baixo risco de rompimento — Foto: Reprodução EPTV

Fonte: G1 Sul de Minas – EPTV

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Um comentário

  • AAAA

    1 de fevereiro de 2019 at 21:25

    O que aconteceria com São João Batista do Glória se um dia chegasse a acontecer um rompimento?

    Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *