• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

MPF recomenda criação de plano emergencial para a barragem de rejeitos da INB, em Caldas, MG

Redação10 de fevereiro de 20195min0
barragemcaldas
Ministério Público Federal se baseou em estudo que apontou que sistema de escoamento está comprometido.

Segundo estudo, sistema de escoamento de barragem estaria comprometido em Caldas — Foto: Reprodução EPTV

O Ministério Público Federal de Pouso Alegre (MG) recomendou às Indústrias Nucleares do Brasil e à Comissão de Energia Nuclear a criação de um plano emergencial para a barragem de rejeitos nucleares da INB, em Caldas (MG). O MPF se baseou em um estudo da Universidade Federal de Ouro Preto (MG) que apontou que o sistema de escoamento da barragem está comprometido.

Além disso, o estudo concluiu que as infiltrações encontradas na barragem favorecem a ocorrência de um processo de erosão interna, o que além de danificar a estrutura dela, aumenta a probabilidade de ruptura.

“Não existe hoje, em relação a essa barragem, uma certeza em relação a sua estabilidade. Existe sim verificações que foram realizadas, mas a consultoria contratada pela INB, ela não foi concludente em relação à estabilidade ou não da barragem, por conta da ausência de medições de alguns dos mecanismos de segurança denominados piezômetro. Alguns desses piezômetros não estavam funcionando corretamente e isso impediu uma conclusão com certeza a respeito do grau de instabilidade”, disse o procurador federal Lucas de Morais Gualtieri.

Para conferir vídeo da matéria click aqui

Essa barragem contém material radioativo resultante da primeira mina de urânio explorada no Brasil. A exploração durou de 1982 a 1995 e foi encerrada sob o argumento de que as atividades eram economicamente inviáveis.

Ficaram no local a cava da mina, contendo lama com resíduos radioativos, uma fábrica de beneficiamento de minério desativada, equipamentos e a barragem, com milhares de toneladas de rejeitos contendo urânio, tório e rádio.

O MPF também recomendou que a INB e a CNEN informem principalmente aos moradores de Caldas e Poços de Caldas sobre os riscos e as providências que estão sendo tomadas para evitar o rompimento da barragem.

“Inclusive no próprio plano de segurança é prevista a realização desse contato com a comunidade, a realização de simulações, para que a comunidade tenha condições de, havendo o alerta de risco de rompimento efetivo, ela saber o que fazer e quais são as providências que têm que ser adotadas”, disse o procurador federal.

A INB e a CNEN informaram que as medidas necessárias para a criação do Plano de Ação Emergencial em barragens nucleares já começaram a ser adotadas.

Fonte: G1 Sul de Minas – EPTV

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *