Murilo falou sobre as Barragens da região pauta da reunião do CBH Mogi/Pardo em Poços…
O muzambinhense Murilo Bueno Gonçalves, presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo (CBH Mogi/Pardo), falou à nossa reportagem sobre os assuntos tratados na reunião desta quinta-feira, 14/02.
A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores de Poços de Caldas, MG, Rua Junqueiras, 454, Centro, Segundo Murilo Bueno Gonçalves, presidente do Comitê, as duas empresas foram oficiadas, juntamente com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), para que apresentassem dados sobre a situação desses locais de contenção.
“O Comitê faz parte do sistema nacional de direcionamento dos recursos hídricos, composto de pessoas que têm interesse no uso da água, como representantes do poder público, da sociedade, usuários. São discutidas nas reuniões as questões relacionadas à gestão deste bem, seus conflitos, a cobrança desses recursos, aprovação de outorgas, entre tantos outros assuntos concernentes à agua. O Comitê é composto por 27 municípios no entorno dos afluentes dos rios Mogi-Guaçu e Pardo, Murilo comentou que o assunto já tinha sido discutido na reunião de dezembro do ano passado, antes mesmo do desastre ambiental da barragem da Vale, em Brumadinho-MG.
“Já tínhamos a preocupação sobre esta questão das barragens, como estão sendo feitos acompanhamentos e fiscalizações, e então enviamos ofícios às empresas da região para que estivessem conosco nesta reunião e dessem esclarecimentos. Nossa inquietação não é apenas com um possível rompimento, mas também com vazamentos, que podem contaminar recursos hídricos, deixando a população prejudicada. Oficiamos ainda órgãos ambientais, pedindo respaldo deles para que, posteriormente, façamos visitas a essas barragens e verifiquemos in loco o que nos será apresentado pelas empresas durante a reunião”, finaliza o presidente.
O CBH Mogi/Pardo abrange uma população de 410.687 mil habitantes, compreendendo os municípios de Albertina; Andradas; Arceburgo; Bandeira do Sul; Bom Repouso; Borda da Mata; Botelhos; Bueno Brandão; Cabo Verde; Caldas; Campestre; Estiva; Guaranésia; Guaxupé; Ibitiúra de Minas; Inconfidentes; Ipuiúna; Jacutinga; Monte Santo de Minas; Monte Sião; Munhoz; Muzambinho; Ouro Fino; Poços de Caldas; Santa Rita de Caldas; Senador Amaral; Tocos do Moji.
Na gestão 2018-2020 a diretora é composta pelo presidente Murilo Bueno Gonçalves, vice-presidente: Flavio Florentino Bocoli, secretária executiva Maria Teresa Mariano, secretário adjunto Adriano Sabino Barbosa e mais 80 conselheiros, dentre titulares e suplentes.