• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Café Santa Cruz
  • Grão de Ouro
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Definidas as cidades-sede da etapa microrregional do Jemg

Gerson Dias7 de março de 20194min0
Sedes-etapa-regional
Municípios interessados em garantir uma vaga para as disputas têm até o próximo dia 11 para fazer as inscrições

O Governo de Minas já definiu os municípios-sede da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2019, o maior evento esportivo-social do país, destinado a jovens de 12 a 17 anos, das escolas públicas e particulares do Estado.

Nesta etapa, que acontece no âmbito das 47 Superintendências Regionais de Ensino, participam estudantes-atletas das modalidades coletivas como basquete, futsal, handebol e voleibol, além da modalidade de xadrez, em dois módulos, nas categorias masculino e feminino.

Os campeões de cada modalidade  coletiva e os quatro primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional. A lista completa pode ser conferida no site jogosescolares.esportes.mg.gov.br.

As inscrições para as disputas se encerram no dia 11 de março. Até agora, 772 municípios já garantiram uma vaga para as competições. Para participar do evento, basta o representante municipal acessar o site dos jogos escolares. A competição é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE).

O Jemg acontece em quatro etapas. A municipal é a primeira, de responsabilidade das prefeituras que queiram participar dos Jogos. Já as etapas microrregional, regional e estadual são realizadas pelo Governo de Minas e executadas pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). Os campeões estaduais do Jemg representam o Estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições de âmbito nacional.

Os campeões em cada uma dessas modalidades e os quatro primeiros colocados no xadrez avançam para a etapa regional, realizada no Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Aço, região Central e no Norte do Estado. Esta etapa, que deve ser realizada também em junho, inclui o vôlei de praia e a peteca.

Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual. Nesta fase, entram todas as modalidades de esportes já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa, além das modalidades paralímpicas, como o atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Desenvolvimento dos atletas

 Os Jogos Escolares de Minas Gerais buscam fomentar a prática do esporte para fins educativos, para o desenvolvimento integral do estudante; estimular o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares, bem como indicar o representante do estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixar um Comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *