• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • ALMG - Assembleia Presente

Vacinação contra a Influenza começa para crianças e gestantes no dia 10/04

Julia Toledo2 de abril de 20195min0
vacina
vacina

Tem início no próximo dia 10, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Trata-se de uma antecipação do prazo previsto inicialmente, que era 15 de abril, graças a articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% da população dos grupos prioritários. Somente em Minas Gerais, há a estimativa de vacinar 6.018.977 pessoas. Neste ano, a estratégia será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação. A imunização começa especificamente para dois grupos, no período de 10/04 a 19/04: crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Já no período de 22/04 a 31/05 a vacinação será para todos os grupos prioritários em todo o país, que além das gestantes e crianças com seis meses a até seis anos incompletos, inclui: adultos com 60 anos de idade ou mais, as puérperas até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Em Minas, a campanha será realizada no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, tendo como o dia D, de Mobilização Nacional, 4 de maio. “A novidade deste ano é a ampliação da vacinação para crianças com até seis anos incompletos. Até o ano passado, eram vacinadas as crianças com até cinco anos incompletos. É muito importante que os pais fiquem atentos, porque esta será mais uma oportunidade de atualizar a Caderneta de Vacinação, tanto das crianças, quanto das gestantes, por conta do risco para as doenças imunopreveníveis, além das baixas coberturas vacinais neste público”, explicou Juliana Loro Ferreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Em Poços, pelo menos 18 salas de vacina estarão abertas para a imunização da população, estimada em pelo menos 40 mil pessoas.

A Doença

A influenza é caracterizada por um início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode durar duas ou mais semanas. A maioria das pessoas recupera-se da febre e de outros sintomas dentro de uma semana sem necessitar de cuidados médicos. Complicações ou morte podem ocorrer especialmente em pessoas de alto risco. Ocorre também aumento nas taxas de hospitalização por pneumonia. A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela OMS, Organização Mundial de Saúde, com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. As doses são produzidas pelo Instituto Butantan. A dose imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados.

ascom

Julia Toledo


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *