• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • ALMG - Assembleia Presente

24 de Maio – Dia Nacional do Café

Redação24 de maio de 20193min0
24-de-Maio-Dia-Nacional-do-Café
Os brasileiros são tão apaixonados por café que esta bebida tem, desde 2005, uma data exclusiva para ser comemorada.

Incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, a data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e pelas indústrias.

Bebida milenar, o café tem como grande diferencial a capacidade de estar sempre atual e moderno.
As indústrias, não só torrefadoras, mas também empresas fabricantes de produtos afins têm investido continuamente em inovação, e hoje são tantas as variedades e marcas de café, máquinas e acessórios à disposição que é possível ter uma pequena cafeteria em casa.

Essa é uma das razões das pessoas estarem consumindo mais xícaras de café por dia e diversificando as formas de preparo, adicionando ao café filtrado consumido nos lares, também os cafés expressos, cappuccinos e outras combinações com leite.

Outra razão é a melhoria da qualidade do café que vem sendo ofertado aos consumidores. As certificações do Selo de Pureza e do Programa de Qualidade do Café PQC, tem agregado valor as marcas e ampliado o seu consumo em relação as demais.

Os cafés de alta qualidade que também apresentaram bom desempenho, mesmo com valor agregado mais elevado, indicam que estes cafés podem ser descritos como um “luxo acessível”, e conquistam cada vez mais consumidores.

O Brasil é o maior exportador de café do mundo!
O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil. Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola. A maturidade do mercado brasileiro fez surgirem novas alternativas de negócios, novos canais de distribuição, novas categorias em crescimento acelerado.

Os consumidores tornaram-se mais conhecedores dos tipos e qualidades do café; mais exigentes e mostraram disposição para pagar mais pelos produtos de sua preferência desde que com qualidade e garantia de segurança alimentar.

Assim, o Brasil parece estar vivenciando a 3ª Onda do café, com expansão do consumo de cafés preparados de formas distintas, com a abertura de casas de café, valorização dos produtos e novos players / protagonistas na cadeia de distribuição, como os clubes de assinatura, edições especiais limitadas, e expansão do consumo fora do lar.

adaptação cafe ouro negro

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *