• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Secretaria de Educação e Campus Muzambinho desenvolvem projeto “Horta na Escola” no Moçambo

Redação31 de maio de 20192min0
Os estudantes da escola Municipal do Moçambo estão desenvolvendo atividades com os alunos do curso de Biologia do IFSULDEMINAS Campus de Muzambinho.

A escola municipal do Moçambo esta desenvolvendo o projeto “Horta nas Escolas” em parceria com a Campus Muzambinho, para 107 estudantes que frequentam a unidade escolar rural.
Os 14 estudantes do curso de Biologia estão sob a responsabilidade da orientação do professor Generci Dias.” Fazer uma horta é uma forma de educar e usar todas as disciplinas. As crianças fazem leitura, usam conhecimentos de matemática e ciências para construírem os canteiros, além da educação ambiental e alimentar,” explica a diretora da escola Arlete Maria Silva.

A iniciativa leva as crianças para a prática da alimentação saudável e o conhecimento sobre o plantio e cultivo de alimentos, além do desenvolvimento da compostagem (processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo), explica Generci.

Durante a aula , os estudantes são divididos em grupos que preparam os canteiros e plantas diferente sementes de hortaliças e verduras. Aprendem a cuidar e a fazerem a manutenção . Há na escola um profissional que há mais de 20 anos cuida da horta , seu Luiz que agora vai auxiliar os estudantes a cuidarem dos canteiros. A previsão é colher cenouras, batata doce e quiabo. A horta tem 250 metros e já produz limão, couve, brócolis, repolho, alface, cheiro verde, milho, couve, chuchu que abastecem a merenda escolar durante o ano.

Os alunos participam das atividades na horta vao se revezarem, com o auxílio de seu Luiz, no cuidado e manutenção dos canteiros plantados. Todos os materiais utilizados na criação da horta foram provenientes de doações. O projeto tem duração de um ano.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho
  • Ovos Rachel

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *