XXXIV Torneio leiteiro de Muzambinho
Com mais de trinta anos de tradição o Torneio Leiteiro de Muzambinho, esta sendo organizado mais uma vez. Através de parceria da Emater-MG, IF Campus Muzambinho, Prefeitura Municipal, Sindicato dos Produtores Rurais e empresas locais e da região, a reunião preparatória aconteceu no Escritorio da Emater em Muzambinho.
“As provas devem ocorrer diretamente nas propriedades dos participantes, sempre acompanhados por técnicos da Emater-MG, Prefeitura, Sindicato e Fiscais, “ explica Gilson Couto, extensionista experiente e um apaixonado pelos torneios.
O Torneio Leiteiro é um evento orientado para difundir técnicas de produção de leite e manejo de vacas em fase de lactação, através de uma competição entre produtores rurais que inscrevem seus animais. É uma oportunidade para quem quer trocar informações com técnicos eecializaaté mesmo com os demais participantes, além de promover a integração social, enfatiza o diretor interino da Agricultura de Muzambinho André Montalvão.
Para a médica veterinária, Sonia Bueno, “ o torneio é uma oportunidade para que os habitantes da região urbana conheceçam o processo de obtenção do leite que geralmente adquirem nos supermercados, após passar pelo processo industrial, sendo também importante para divulgar as normas de sanidade do leite,” explica.
Gilson aproveitou a reunião para divulgar as novas normas do Ministério da Agricultura sobre os torneios. A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura publicou na última segunda-feira, dia 29, a Instrução Normativa nº 6, que estabelece as boas práticas em torneios leiteiros. Em nota, a pasta diz que o objetivo é “evitar abusos de animais, suprir a falta de regras, corrigir prejuízos causados à imagem do setor, bem como os econômicos gerados por concorrência desleal entre produtores de genética que foram apontados na Câmara Setorial de Leite e Derivados”.
De acordo com Gilson, “ aqui não temos nada que alterar, já realizamos os nossos torneios observando e seguindo as normas de bem estar animal, há mais de 30 anos.”
Devem ocorrer mais algumas reuniões para compor a equipe que irá organizar o evento, que terá a entrega dos troféus