• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Prestação de Contas da Frente Parlamentar do Café e Fórum Mundial foram temas de reunião no Sul de Minas

Redação4 de julho de 20194min0
O encontro reuniu aproximadamente 200 lideranças do setor em Muzambinho.

Com o objetivo de informar o balanço das ações da Frente Parlamentar do Café e a importância do II Fórum Mundial de Produtores de Café, o presidente da FPC, deputado Emidinho Madeira (PSB-MG), juntamente com o vice-presidente, deputado Evair de Melo (PP-ES), convocaram cafeicultores, prefeitos, secretários, vereadores, lideranças e entidades representantes do segmento, para debater sobre melhorias para o setor, nesta segunda-feira (01), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho.

Desde que assumiu a presidência da Frente Parlamentar do Café, em 10 de abril de 2019, o deputado federal Emidinho Madeira vem realizando um trabalho bastante positivo em relação às principais demandas do setor cafeeiro, juntamente com os membros da diretoria da frente, Evair de Melo (vice-presidente) e Diego Andrade (secretário). No mesmo dia em que assumiu a FPC, o parlamentar convocou uma audiência com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, para apresentar o Consórcio Público para Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas Gerais (ConCafé). Já no dia 07 de maio, a FPC realizou uma grande reunião com cerca de 100 participantes, onde discutiram temas como preço mínimo e política de crédito e mercado. Após essa reunião, foi gerado um documento apresentado no mesmo dia ao ministro interino, Marcos Montes. No último dia 23 de maio, houve uma nova reunião com o secretário executivo do MAPA, onde foi discutido a proposta de Lei que cria, para esta safra, o preço de referência, para que o Pepro Investido seja implementado pelo poder executivo. E em breve será apresentado um documento à ministra Tereza Cristina. De acordo com o deputado federal Emidinho Madeira, um dos objetivos do texto é fazer um detalhamento com os principais problemas do setor cafeeiro.

“Em primeiro lugar a gente agradece o envolvimento de todas as lideranças da cafeicultura de Minas e do Brasil, de modo a criar um pauta única de reivindicação junto ao governo. É muito importante que a gente fale a mesma língua, para que o governo entenda e implante as ações em defesa do setor”, destacou o parlamentar, que também é produtor de café no Sul de Minas.

SOBRE O II FORÚM MUNDIAL DE PRODUTORES DE CAFÉ

Logo após a prestação de contas, outro tema abordado foi a preparação para o Fórum Mundial do Café, que acontece nos próximos dias 10 e 11 de julho, em Campinas (SP).

Durante seu discurso, o deputado federal Emidinho Madeira Relatou a importância do fórum e a participação dos produtores de café do Brasil. Ressaltou que está na Frente Parlamentar do Café para defender o cafeicultor, está aberto para parceiras com empresas cooperativas, desde que andem juntos, lado a lado, solucionando os problemas pegando a experiencia dos que já estão inseridos na cadeia e o gás dos mais novos que estão chegando agora.

Ao final da reunião, foram criados 4 grupos de trabalho que serão compostos por produtores, técnicos, cooperativas, associações, prefeitos e lideranças da região, os quais reunirão nos municípios de Guaxupé (MG), Machado (MG), Varginha (MG) e Espírito Santo (ES), para nivelamento e construção de propostas, que serão apresentadas durante os painéis que ocorrerão no Fórum.

Assessoria de Imprensa Emidinho Madeira

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *