ESF do Patrimonio realiza encontro de conscientização da importância da saúde emocional
No enfrentamento das dificuldades, destacam-se as estratégias coletivas, especialmente as reuniões de equipe e apoio matricial, nas quais há troca de experiências, conhecimentos e apoio compartilhado, explica Ricardo Bonelli,secretaerio de Saúde de Muzambinho.
“O investimento no desenvolvimento de competências, o fortalecimento de estratégias de enfrentamento coletivas, assim como maior articulação com as redes de serviços e as lideranças locais, são os principais objetivos dos encontros que ocorrem uma vez por mês no centro comunitário do bairro,” fala Vanessa Bueno que coordena atividade.
Para a psicóloga Caroline Oliveira, “ com os atendimentos qu no ESF, percebemos que há uma demanda para esse grupo de apoio, com ajuda da agende de saúde Jaqueline Minhoz fizemos um levantamento onde temos mais de 160 pessoas que precisam de atendimento psicológico, também temos mais de 47 casos em que há um envolvimento direto com algum familiar que já passou por pelo menos uma tentativa de suicídio. Com esses dados esse trabalho de apoio e esclarecimento estamos fazendo palestras para mostrar que depressão é uma doença e precisa ser tratada por profissionais de saúde,” explica a profissional. As estratégias de caráter coletivo, por sua vez, foram destacadas pelos profissionais como um recurso fundamental para lidar com a complexidade e o estresse relacionados aos problemas , reforçando estudos que destacam a importância das relações interpessoais, aqui no bairro temos oficinas e crochê,atividades físicas semanalmente além de ações culturais como encontros de confraternização, também damos atendimento aos pacientes nas residências.
O ESF do Patrimonio realiza uma vez por mês encontros abertos para a participação da população. A próxima palestra será no dia 23 de agosto as 8 horas da manhã no centro comunitário do Moçambo.