• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Secretaria de Saúde de Muzambinho intensifica a vacinação contra o sarampo

Redação11 de setembro de 20194min0
vacinacao-gripe-professores
vacinaSarampoMuz19
A Vacinação é a principal medida de prevenção do sarampo, ela é realizada com a Vacina Tríplice Viral

A Secretaria de Saúde de Muzambinho está intensificando a vacinação de rotina contra o Sarampo nas salas de vacina do município, o objetivo é verificar a carteira de vacinação das pessoas na faixa etária de 1 até 49 anos de idade e imunizar os não vacinados.

Muitos municípios do sul de Minas Gerais estão em alerta para o possível surgimento de casos de sarampo, o risco de introdução do vírus nesses municípios se dá principalmente pela grande proximidade que temos com o Estado de São Paulo (que já soma mais de 1.300 casos suspeitos de sarampo) e o grande fluxo de pessoas que vão e vêm do Estado.

A Vacinação é a principal medida de prevenção do sarampo, ela é realizada com a Vacina Tríplice Viral, que além de proteger contra o sarampo, protege também contra mais duas doenças, a caxumba e a rubéola.

O QUE É O SARAMPO:

O sarampo é uma doença infecciosa, causada por um vírus altamente contagioso. Sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, respirar e através da fala.

Os primeiros sintomas da doença costumam aparecer entre 10 e 12 dias após o contato com o vírus, são eles: febre alta, acima de 38,5°, manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular) que começam no rosto e atrás das orelhas, e depois, se espalham por todo o corpo, podendo vir acompanhados de tosse persistente, conjuntivite, coriza e congestão nasal. A doença pode evoluir com complicações graves como infecções respiratórias (broncopneumonia e pneumonia, por exemplo), otites, e doenças neurológicas, como encefalite (inflamação do cérebro).

QUEM DEVE SE VACINAR CONTRA O SARAMPO:

As pessoas menores de 30 anos precisam receber duas doses da vacina Tríplice Viral, que são válidas para o resto da vida, já os adultos de 30 a 49 anos que nunca foram vacinados contra o sarampo, têm a indicação de tomar uma dose da vacina. Na rotina, as crianças são vacinadas contra o sarampo aos 12 meses e depois aos 15 meses de idade, não necessitando de mais reforços da vacina. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas e pessoas com imunodeficiência (redução significativa da imunidade).

LOCAIS DE VACINAÇÃO EM MUZAMBINHO:

  • Posto de Saúde Alto do Anjo: Segunda a Sexta das 08 às 16:30 horas;
  • Ambulatório Municipal: Segunda a Sexta das 08 às 16:30 horas;

RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES:
MICHEL DIVINO AP. NOVAIS
RESPONSÁVEL SETOR DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
TEL.: (35) 3571-2282

Fonte: ASCOM Prefeitura de Muzambinho

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *