• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Escola do Moçambo recebe Projeto de Assistência à Saúde Infantil.

Redação2 de outubro de 20193min0
EscolaMocambo
Projeto de assistência à saúde infantil na conferência de medidas antropométricas na escola do Povoado do Moçambo, realizada no dia 01/10/2019 pelo ESF Patrimônio.

O Ministério da Saúde desenvolveu um Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança, estabelecendo um calendário mínimo de consultas para o atendimento de crianças de 0 a 5 anos: 1 mês, 2 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses, 12 meses, 18 meses, 24 meses, 3 anos, 4 anos e 5 anos.

A periodicidade pode ser alterada em casos de crianças com até 6meses cujo peso ao nascer tenha sido inferior a 2500g ou que já tenha sido desmamada, com déficit de crescimento ou problema de desenvolvimento. O acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento, deve ocorrer sempre que a criança for ao serviço de saúde, seja para puericultura, imunização ou consulta de morbidade.

Durante uma consulta pelo ESF PATRIMÔNIO , a avaliação é feita utilizando-se gráficos de crescimento, observação, histórico do desenvolvimento, além de levantamento e atendimento às preocupações dos pais. Em cima desses fatores levantados deve-se realizar educação em recomendam que a equipe de saúde se familiarize com as características do grupo etário ao qual pertence a criança a ser observada:

  • solicitar aos pais que evitem interferir nas tentativas da criança de cumprir uma tarefa, iniciando pela observação de tarefas próprias da idade anterior à da criança;
  • solicitar aos pais que informem o item quando não for possível a observação direta;
    registrar o desempenho da criança;
  • relacionar as atividades sugeridas apropriadas à criança e discuti-las com os pais.

Enquanto educador em saúde, o enfermeiro compartilha com a criança e a família informações e conhecimentos quanto à avaliação de enfermagem da situação da criança; reforça condutas adequadas, ao desenvolvimento da criança, dos familiares; e discute propondo alternativas àquelas que julgar inadequadas. Apresentar informações sobre as necessidades infantis, bem como informações que favorecem o Crescimento e o Desenvolvimento da criança.

As orientações abrangem características de alimentação (quantidade, qualidade e hábitos), higiene, sono, brincadeiras e estimulação, imunizações, formas de comunicação e relacionamento com a criança.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Muzambinho

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *