• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Campus Muzambinho é vencedor do Hackathon AgroUp: Cadeia do Leite

Redação3 de novembro de 20197min0
DSC_0502
Renato Aparecido de Souza, diretor-geral do Campus Muzambinho, recebeu a informação sobre a participação das equipes e da primeira colocação do Hackathon AgroUp com entusiasmo. "É fundamental que os estudantes tenham este tipo de experiências, em um curto espaço de tempo devem propor soluções para um desafio que é apresentado de maneira inesperada. A equipe precisa atuar de forma colaborativa, explorar a criatividade dos integrantes e colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo de sua formação."

O IFSULDEMINAS participou do 1º Hackathon AgroUp, realizado pelo Sistema Faemg – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do INATEL, a CooperRita e o Sebrae, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. A competição envolveu 11 equipes e a vitoriosa foi do Campus Muzambinho com o projeto da moeda virtual leite – LeiteCoin. Além de garantir a vaga para o Hackathon Nacional, em 2020, os cinco integrantes vencedores receberam a quantia de R$5 mil e o apoio do INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações no aprimoramento e implantação da ferramenta no mercado.

Ao todo, quatro equipes do Campus Muzambinho, formada por acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Ciência da Computação e Técnico em Agropecuária, apresentaram suas propostas. O objetivo era identificar um problema junto ao produtor de leite. Com o problema em mãos, discuti-lo para solucioná-lo. O professor Marcelo Rosa, mentor das equipes participantes, explicou que “ao ter em mente a solução, deveria validá-la junto aos mesmos produtores e demais instituições que integrassem a solução. Com a validação, criar um modelo de negócio, diferenciando-o dos demais produtos do mercado, caso houvesse. Ao final, passar por uma banca avaliadora, convencendo-a de que o produto realmente seria aceito pela cadeia produtiva leiteira.”

O evento foi voltado para inovações específicas na cadeia do leite, com envolvimento de pessoas com o interesse em hackear o setor. De acordo com o professor Marcelo, as equipes do Campus buscaram soluções para diferentes problemas. “A grande vencedora do evento, a LeiteCoin, apresentou um aplicativo que integra indústria, produtor e comércio, o que permitirá, ao produtor, ter posse da moeda virtual leite, utilizando-a para a manutenção de sua propriedade com a compra de insumos, tendo o aval da indústria receptora de seu leite.”, acrescentou.

Renato Aparecido de Souza, diretor-geral do Campus Muzambinho, recebeu a informação sobre a participação das equipes e da primeira colocação do Hackathon AgroUp com entusiasmo. “É fundamental que os estudantes tenham este tipo de experiências, em um curto espaço de tempo devem propor soluções para um desafio que é apresentado de maneira inesperada. A equipe precisa atuar de forma colaborativa, explorar a criatividade dos integrantes e colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo de sua formação.”

Renan Oliveira, integrante da equipe campeã, cursa o 6º período de Engenharia Agronômica e explicou que inicialmente participou do evento, mesmo sem ter amplo conhecimento em ações ligadas à tecnologia, por conta do desafio. A experiência adquirida em agronegócio auxiliou na solução dos problemas apresentados durante o Hackathon que se limitava a cadeia do leite. “O leite que o produtor fornece aos laticínios hoje, ele só receberá em um prazo médio de 50 dias. O nosso aplicativo liga as três pontas dessa cadeia: o produtor, os laticínios e os lojistas. Invés do produtor conseguir um crédito, o laticínio fornece o LeiteCoin e por meio do aplicativo pode efetuar compras e o repasse em dinheiro aos lojistas é feito pelo próprio laticínio.”

O LeiteCoin repassado aos produtores no momento da entrega do leite aos laticínios será de 70% do valor total. Os 30% restantes serão repassados em dinheiro aos produtores conforme prazo estabelecido entre as partes. A aluna Luana de Melo Pereira, do 6º período de Ciência da Computação, já participou de outros Hackathon, mas sempre ligados integralmente à área de tecnologia e pela primeira vez, se deparou com assuntos voltados para soluções na pecuária leiteira. “A tecnologia cabe em tudo, as soluções giram em torno dela e minha ideia em participar era de auxiliar utilizando as ferramentas tecnológicas, para viabilizar as propostas dentro da programação. Eu aprendi muito neste final de semana, pois pude compreender a linguagem do agronegócio no segmento leiteiro e dividir minha experiência com o restante da equipe.”

O Hackathon AgroUp é o primeiro evento no Brasil ligado à pecuária leiteira. Entre os 20 alunos que compuseram as equipes do Campus Muzambinho houve uma integração entre cursos de áreas distintas. Entre a equipe vencedora, dois integrantes são da Medicina Veterinária, dois da Engenharia Agronômica e um da Ciência da Computação. A acadêmica Fernanda Flório Costa, 4º do período do curso de Medicina Veterinária, explicou que uma convocação foi realizada para que os alunos do Campus Muzambinho manifestassem interesse em participar do evento, na cidade conhecida com Vale da Eletrônica. “Houve um sorteio para definir os grupos, tendo o cuidado que ao menos um integrante cursasse Ciência da Computação, eu não conhecia os outros alunos do meu grupo, com exceção de uma aluna do meu curso, nosso primeiro contato sobre as atividades do evento ocorreu na noite de sexta-feira, em Santa Rita do Sapucaí. Nós tivemos 48 horas para estruturar o nosso projeto. Agora somos sócios de um aplicativo inovador.”

Para mais fotos <<< Click Aqui >>>

Texto: Ascom
Informações: Professor Marcelo Rosa
Fotos: Ascom, Professor Marcelo Rosa e equipe SENAR

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *