• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

IF Portas Abertas recebe mais de 700 estudantes da região

Redação3 de novembro de 20196min0
DSC_0582
Os alunos puderam conhecer as dependências e os cursos superiores, técnicos integrados ao Ensino Médio, técnicos subsequentes e de EaD (Educação a Distância) ofertados gratuitamente pela instituição.

O dia 30 de outubro marcou a volta do IF de Portas Abertas do Campus Muzambinho. Ao todo foram recebidas 15 escolas estaduais e municipais da região, envolvendo aproximadamente 700 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Os alunos puderam conhecer as dependências e os cursos superiores, técnicos integrados ao Ensino Médio, técnicos subsequentes e de EaD (Educação a Distância) ofertados gratuitamente pela instituição.

De acordo com o professor Walbert Júnior Reis dos Santos, coordenador do setor de ingresso, carreira e egressos, a importância para o Campus em receber os alunos é criar a oportunidade de mostrar de maneira ampla as opções que o IFSULDEMINAS oferece. “Em 2018, realizamos a divulgação nas escolas da região e surgiu a ideia de revitalizar o IF de Portas Abertas para a sociedade. Houve um trabalho em conjunto com uma comissão formada por professores, o Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia para o desenvolvimento do evento, que começou a ser idealizado no meio do ano de 2019.” Durante reuniões, os coordenadores dos cursos foram envolvidos nas atividades e o evento contou com total apoio da direção do Campus Muzambinho.

As escolas participantes ficam localizadas nas cidades de Botelhos, Monte Belo, Nova Resende, Cabo Verde, Alterosa, Bandeira do Sul, Campestre, Monte Santos de Minas, Muzambinho, Guaranésia e o distrito de Santa Cruz da Prata, em Minas Gerais e Tapiratiba, em São Paulo e seus alunos foram acompanhados em três rotas dentro do Campus. Eles conheceram o prédio H, a instalação mais antiga da instituição, em seguida foram direcionados para os laboratórios de zoologia, enfermagem e informática. No percurso conheceram os prédios de informática, biotecnologia, agronomia, veterinária, Centro de Ensino de Línguas (CELIN), cafeicultura, posto de enfermagem, áreas esportivas, o hospital veterinário e toda a infraestrutura zootécnica da escola.

A concretização do êxito do IF de Portas Abertas contou com o apoio dos alunos do Campus. Aproximadamente 60 acadêmicos se voluntariaram para monitorar os estudantes que participaram da visita. Os próprios monitores entraram em contato com as escolas, para agendamento de horários e suporte de informações. Durante reunião com a comissão organizadora ficou estabelecido que cada grupo de monitores apadrinharia uma escola. Professor Walbert explicou que os monitores passaram por um treinamento, para atuarem nas rotas itinerantes e nos pontos fixos de visitação. “Algo que nos chamou atenção é que egressos das escolas participantes atuaram como monitores e egressos do Campus Muzambinho vieram acompanhar seus alunos no passeio”, uma ação integradora como aponta o professor.

Carla Barbosa Dias, cursa o 4º período de licenciatura em Ciências Biológicas, ingressou no Campus Muzambinho em 2015, quando começou o Ensino Médio. Ela explicou que no IFSULDEMINAS se trabalha com a sociedade para a sociedade. “Nada mais justo que trazer esses alunos aqui para ver como tudo funciona, como são os laboratórios e os projetos. A impressão que tive é de que os alunos gostaram bastante. Como monitora fiquei com uma sala de 50 alunos e eles foram divididos em 2 grupos para que as visitas ao laboratório fossem mais proveitosas.” Carla ainda acrescentou que o retorno dado pelos professores das escolas visitantes foi positivo, pois disseram que os alunos gostaram e querem voltar.

Confira a lista das escolas participantes:

Escola Estadual Major Luiz Zerbini
Escola Estadual São Gabriel
Escola Estadual Professor Moyses Horta de Macedo
Escola Estadual Cesário Coimbra
Escola Escola José Bandeira de Carvalho
Escola Estadual Professor Caio Albuquerque
Escola Estadual Salatiel de Almeida
Escola Estadual Bolivar Boanerges da Silveira
Escola Municipal Lídio José Marques
Escola Estadual Alice Autran Dourado
Escola Municipal Iolanda Dias Ribeiro
Escola Estadual Américo de Paiva
Escola Estadual Geraldo Ribeiro Dias
Escola Estadual Alice Autran Dourado
Escola Municipal Cônego Artur

Para ver mais fotos <<< Click Aqui >>>

Texto: Ascom
Fotos: Ascom, Elba Sharon Dias, professora Karina Lucas Barbosa Lopes Mattos,
professora Bianca Sarzi de Souza e cedidas pelo professor Walbert Júnior Reis dos Santos

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *