• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

900 pessoas participaram do Empreenda 2019 do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Redação18 de novembro de 20196min0
Empreenda2019
O envolvimento entre a comunidade acadêmica proporcionou ampla troca de experiência e vivência prática. Eles começam a ver como funciona o cenário empresarial.

Na última semana, dia 12/11, aconteceu no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – o Empreenda, maior evento de empreendedorismo da Instituição que reuniu um público de aproximadamente 900 pessoas. O evento contou com a organização de alunos dos Cursos Técnicos em Administração (Módulo I) e Contabilidade (Módulo II), do GIGA – Grupo Interdisciplinar em Gestão e Agronegócios, sob supervisão do professor Leonardo dos Santos Maria, e também do Clube de Empreendedorismo do Campus Muzambinho.

Durante o dia do Empreenda, vários grupos de alunos do Campus Muzambinho se mobilizaram para ajudar na organização, com o objetivo de aprenderem sobre a administração de um evento de grande porte. Este foi o caso dos discentes da Agrifort e CAENA – Centro Acadêmico da Engenharia Agronômica Dr. Romeu Kiihl. De acordo com o professor Leonardo, o envolvimento entre a comunidade acadêmica proporcionou ampla troca de experiência e vivência prática. “Eles começam a ver como funciona o cenário empresarial. Previamente houve a divisão de trabalho, alguns ficaram responsáveis pela divulgação, outros pelo coffee break, e também os alunos envolvidos com as inscrições. Os discentes viram como funciona essa dinâmica no sentido didático e posteriormente na prática. Assim, os alunos aplicam na prática o aprendizado teórico da sala de aula.” explicou Leonardo.

O professor destacou o engajamento entre os estudantes ao mencionar que o envolvimento ocorreu entre a comissão organizadora e os demais alunos, acarretando uma interação com a comunidade interna. “A missão da instituição faz parte de uma tríade: ensino, pesquisa e extensão. Este tipo de evento fomenta a extensão, leva o conhecimento produzido aqui dentro do Campus para a população. “O evento foi destinado a toda comunidade acadêmica e público externo. Foram ofertados minicursos no período da tarde, e à noite foram apresentados para os públicos interno e externo alguns dos casos de sucesso do Sul de Minas Gerais. Os minicursos foram realizados no Prédio H e Auditório do Hospital Veterinário no Campus, e também no CeCAES. Já os casos de sucesso foram apresentados no Poliesportivo do Campus.

Mateus Aparecida de Souza, estudante do 1º período do curso Técnico em Administração, atuou na recepção do evento conduzindo convidados, palestrantes e público em geral. Ele também atuou na administração geral do Empreenda junto com o professor Leonardo. Durante o evento, Mateus pôde vivenciar situações ligadas à área administrativa. “Durante o Empreenda, tive uma noção considerável de como ser um administrador, como ter visão e valores das ações, sabia até então na teoria e pude vivenciar a prática.”

Renê Staut Neto, estudante do 6º período de Engenharia Agronômica, integrante do GIGA – Grupo Interdisciplinar de Gestão em Agronegócio, relata que participar do Empreenda foi uma das experiências mais relevantes que teve na faculdade. “O empreendedorismo é uma área do meu interesse. O evento foi muito bom e foi uma experiência única ter contato com os grandes nomes que participaram do evento, tanto os palestrantes quanto os profissionais que apresentaram os minicursos. Vi de perto como é fazer um evento para um grande número de pessoas. Tem muita correria e trabalho, mas também é gratificante quando dá certo. O feedback do Empreenda 2019 foi positivo.”

No período noturno, no Poliesportivo do Campus, empreendedores regionais apresentaram seus casos de sucesso. Além disto, o evento contou com a participação do professor Henrique Touguinha, Coordenador do programa de Pós-Graduação em Treinamento Físico da Faculdade São Lourenço e criador do Touga Otimização Esportiva, ex-aluno do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, representando os ex-alunos empreendedores do Campus.

Durante o ato de credenciamento, para participar do Empreenda 2019, foi desenvolvida uma ação social em prol de duas instituições da cidade de Muzambinho: Casa Lar e Casa de Apoio São Francisco de Assis. As doações foram voluntárias e serão entregues na próxima semana.

<<< Click Aqui >>> e Confira mais Fotos deste Evento realizado no Campus Muzambinho.

Fonte: muz.ifsuldeminas.edu.br
Ascom Campus Muzambinho

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *