A inclusão do aluno autista em atividades lúdicas no contexto escolar
As manifestações apresentadas são falta de interesse pelos conteúdos que normalmente caracterizam motivação aos demais colegas em sala de aula, sinais de irritação constante pela sensibilidade dos sentidos como audição, olfato e paladar, agressividade na alteração de ações comuns na rotina do aluno, e apego excessivo a objetos.
Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem, por meio de ações de saúde, realizaram uma atividade lúdica de integração e socialização na Escola Estadual Césario Coimbra.
O objetivo consiste em sensibilizar os alunos do 6°Ano do Ensino Fundamental II para a identificação, inclusão, auxílio e respeito aos colegas autistas.
Na oportunidade foram realizadas orientações, explanações sobre o tema e apresentação das qualidades e do potencial dos alunos. Além da proposta de interatividade por meio do “método gamificação”, ensinando por meio de jogos e brincadeiras lúdicas de tabuleiros com peças humanas.
Ao final da abordagem os alunos participaram de um “Quis de perguntas e respostas” demonstrando interesse, participação e envolvimento no projeto.
As alunas Quézia de Cássia Pereira e Glaucia Dias são alunas do 3° Módulo de Enfermagem e foram orientadas pelo Prof Dr Fabrício Santos Ritá.
De acordo com Quézia “As ações voltadas para identificação de alunos autistas na escola fazem toda a diferença, pois quanto mais precoce for identificado, maior o potencial de aprendizagem do aluno”.
“ O papel dos profissionais de saúde extrapolam seus espaços físicos nos postos de saúde, requer também a participação em iniciativas sociais e de inclusão nas escolas, nas instituições e principalmente na sociedade. Fortalecendo e demonstrando o respeito ás diferenças entre as crianças”, ressaltou o orientador.