Comitiva japonesa apresentará tecnologias para o agronegócio em Minas
Uma comitiva com 13 empresas japonesas chega a Minas, na quarta-feira (12/2), trazendo a possibilidade de parcerias em diversos setores, dentre eles o de nutrição animal, reprodução e engorda, fertilizantes e produção de grãos.
Os empresários têm como meta conhecer o mercado mineiro, apresentar seus produtos e serviços, e estabelecer conexões estratégicas com empresas e entidades locais, visando à mútua cooperação. Além de Minas, os estados de São Paulo e Paraná também foram selecionados para receber a comitiva.
A visita conta com o apoio das Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi). O encontro faz parte da programação comemorativa dos 60 anos de Cooperação da Japan International Cooperation Agency (JICA) no Brasil. O evento fará parte do 9º Festival do Japão em Minas.
Atividades
Além de um seminário e de uma rodada de negócios em Belo Horizonte, o grupo ainda realizará visitas a empresas e propriedades rurais em cidades vizinhas à capital mineira. A comitiva contará, também, com empresas da área de tecnologia médica e alimentação.
A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, ressalta que o Japão é, há décadas, um importante parceiro do estado. Dentre os exemplos, estão o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento do Cerrado (Prodecer) e o Projeto de Irrigação do Jaíba.
“Além disso, no caso do café, o Japão está entre os nossos principais compradores. Portanto, enxergamos esse evento como mais uma chance de ampliação das oportunidades de negócio, tendo em vista essa grande tradição entre Minas e Japão”, explica a secretária.
Parcerias
O subsecretário de Promoção de investimentos e Cadeias Produtivas da Sede, Juliano Alves Pinto, destaca as possibilidades trazidas pela parceria com a Jica.
“Esses empresários pertencem a setores que são estratégicos para nossa economia e vêm de um país que tem muito a ensinar ao Brasil. Portanto, Minas não pode ficar fora dessa experiência riquíssima. É uma grande oportunidade e nosso estado continuará sendo um grande parceiro do grupo nesse tipo de missão”, afirma.
O gerente de Comunicação Social e Institucional no Indi, Carlos Augusto Romualdo, relembra que a parceria com a comitiva já trouxe ganhos para Minas. “Esta parceria já rendeu a Minas casos de sucesso, como a implantação da fabricante de espumas hospitalares e o estabelecimento de novos negócios para empresas de Minas Gerais”, detalha.
Programação:
Dia 12/2 (quarta-feira)
8h30 às 12h – Seminário no BDMG (Rua da Bahia, 1600 – Lourdes, Entrada do Auditório na Bernardo Guimarães)
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura do Seminário
10h – Apresentação das Empresas Japonesas
11h – Apresentações do Governo de Minas Gerais
12h às 14h – Almoço
14h às 18h – Network e Rodada de Negócios no BDMG (R. da Bahia, 1600 – Lourdes / entrada do Auditório pela Bernardo Guimarães – para todas as empresas)
Atividades Especiais:
14h – Demonstração dos equipamentos do grupo de Medicina na sala Carlos Drumond Andrade (Liberty Solution, Kyoto Kagaku e Micoto Technology)
16h – Palestra de Chá (Kawahara Tea Industries)
Dia 13/2 (quinta-feira)
Serão realizadas visitas técnicas em fazendas de gado de leite, vegetais orgânicos, supermercados e mercados públicos, hospitais e casas de terceira idade.
Pode haver mudanças na programação externa em caso de chuvas.
Ascom Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento