• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

5 hábitos que farão você guardar dinheiro

Redação19 de fevereiro de 202010min0
dinheiro
Aprender a cuidar bem do dinheiro é essencial nos dias de hoje.

Sabemos que cada vez mais o dinheiro fica escasso na mão de algumas pessoas. Isso acontece porque no ritmo frenético da era digital, fica muito mais fácil gastar dinheiro e não ter uma reserva pelo menos para cobrir emergências ou realizar sonhos.

Aprender a cuidar bem do dinheiro é essencial nos dias de hoje. E para isso, é preciso cultivar bons hábitos para que o dinheiro guardado fique conservado e você tenha o hábito de poupar todos os meses.

Por isso, veja abaixo 5 hábitos importantes que vão te ajudar a guardar mais dinheiro e ter uma boa quantia de reserva para quando precisar.

1-Anote todos os gastos

Primeiramente, você precisa saber quanto está gastando para ter uma ideia do que pode ser cortado e o que é extremamente necessário, mas pode ser ajustado.

Você precisará fazer uma lista com todos os gastos, colocar no papel os cafezinhos e tudo que consome o seu dinheiro. Ao final, chegará em um valor que pode ser maior ou menor do que seus ganhos.

O ideal é que você utilize aplicativos de celular, pois o acesso é fácil e você pode fazer a anotação a qualquer hora do dia. O celular sempre está no bolso ou na bolsa, por isso fica impossível gastar alguma coisa e não ter o celular por perto para fazer uma anotação.

Existem ótimos aplicativos que gerenciam tanto os gastos quanto os ganhos. Eles oferecem relatórios completos que te mostrarão onde você está colocando todo o seu dinheiro. 

2-Deixe seu orçamento menor que seus ganhos

A partir daí, será preciso fazer ajustes para que o seu orçamento seja menor do que os ganhos mensais (que também devem ser anotados). Ao final, o resultado não pode ser zero, já que precisamos de dinheiro para poupar.

Defina uma meta de valor para guardar dinheiro. O valor que sobrar depois de separar este dinheiro, é o valor que você tem para utilizar nos gastos do dia a dia e contas.

Comece reduzindo os luxos. Você pode por exemplo trocar a academia mais cara por uma perto da sua casa. Além de economizar na mensalidade, ainda economiza no transporte para chegar até o local. Em casos extremos, troque a academia por exercícios no parque, que é grátis.

É preciso que se façam escolhas inteligentes para poupar mais dinheiro. Trocar uma balada cara por uma reunião em casa com os amigos, o restaurante pela marmita, o carro pelo transporte coletivo, entre outras escolhas. 

Tudo é válido em prol de um bem maior, como um sonho ou tranquilidade financeira. Se o seu orçamento está muito acima de seus ganhos, está na hora de repensar seu estilo de vida.

3-Guarde a diferença assim que receber

Ao conseguir deixar o seu orçamento menor que seus ganhos, uma diferença positiva irá surgir em suas finanças. Suponhamos que você conseguiu viver com R$300 a menos do que ganha, então este é o valor que você irá guardar todos os meses.

Quando você já tem uma ideia dos seus gastos, o ideal é que você guarde esta quantia assim que receber o seu salário. Você sabe que não precisará deste valor, então não tem o porquê esperar o fim do mês para guardar um dinheiro que vai sobrar.

Se você deixa este dinheiro como se estivesse sobrando, é bem provável que vai achar uma utilidade de gasto para ele. Então gaste o que sobra depois de investir – e não o contrário.

4-Procure investimentos de acordo com suas metas

Agora que você tem dinheiro para guardar, é preciso deixá-lo em um local em que ele não perca seu valor. Você terá que investir mensalmente o que poupar para não perder o seu poder de compra. Escolha investimentos inteligentes para fazer o seu dinheiro render.

Faça uma reserva de emergência para ter tranquilidade ao investir o resto. Depois, invista o seu dinheiro de acordo com suas metas de vida, seja comprar uma casa, viajar ou se aposentar.

O ideal nestes casos é utilizar a renda fixa para o curto e médio prazo e a renda variável para longo prazo. Recomendamos que você estude mais sobre investimentos para ter melhor proveito do seu dinheiro.

5-Ganhe mais dinheiro – Faça renda extra

Quanto mais você poupar, melhor! Só que em muitos casos às vezes não há mais o que tirar do orçamento. Para isso, recomendamos que você faça renda extra. Se você já trabalha, isso não é um problema, pois é possível ganhar dinheiro pela internet.

Existem diversas formas de ganhar dinheiro online. A mais comum é por meio de publicidade. Você pode fazer o registro de domínio, contratar um bom servidor de hospedagem de sites e criar um blog com dicas sobre um assunto que você domina.

Monetize seu blog vendendo cursos ou com Google Adsense e você pode fazer um bom dinheiro com isso. Dependendo do quanto você gostar e se empenhar, pode ser que essa passe a ser a sua renda principal, te dando muito mais retorno do que seu emprego atual.

Para isso, recomendamos que você registre um domínio simples de ser lembrado e contrate uma boa hospedagem de sites que não vai te deixar na mão, pois o Google e seus usuários gostam de uma boa experiência de navegação.

Agora se você não trabalha e quer ter uma renda, veja uma lista de outras dicas para ganhar mais dinheiro e ter o que guardar todos os meses:

  • Venda comida (brigadeiro, sanduíche natural, bolo de pote, comida fit)
  • Dê aulas particulares
  • Faça trabalhos de freelancer em variadas empresas
  • Trabalhe como motorista de aplicativo
  • Trabalhe como entregador de comida
  • Escreva para blogs
  • Crie o seu próprio negócio
  • Lave carros
  • Faça trabalhos escolares

As opções são variadas e sempre há uma maneira de ganhar uns trocados para aumentar os ganhos e ter mais dinheiro para guardar. 

Conclusão 

Você conhece algum outro hábito que pode ajudar a poupar dinheiro?  Já experimentou alguns desses que falamos? Possui alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário que ficaremos felizes em te responder!

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *