• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

IBGE suspende censo 2020 por ameaça do Coronavírus e concurso com 208 mil vagas é cancelado

Redação18 de março de 20203min0
Censo_IBGE_2010_Felipe_Gesteira-1024x687
O IBGE decidiu cancelar a realização do Censo Demográfico de 2020.

A informação saiu agora a pouco por meio da assessoria de imprensa do órgão, que julgou necessária a medida tendo em vista as orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência causado pelo Coronavírus no país. Assim, o IBGE vai adiar a realização do Censo para 2021.

O grande processo seletivo aberto no país que tinha 208 mil vagas para Agentes e Recenseadores foi também CANCELADO – veja nota abaixo. Os candidatos que já efetuaram o pagamento da taxa de inscrição serão reembolsados conforme as orientações a serem publicadas nos próximos dias pelo Cebraspe em seu site.

IBGE decidiu adiar Censo para 2021 em virtude do COVID-19

O órgão citou a impossibilidade da realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária deste ano, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho. Agora, o orçamento do Censo 2020 será utilizado em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará este mesmo para assegurar a realização do Censo pelo IBGE.

De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

Concurso com 208 mil vagas tinha inscrições abertas

Com inscrições até 24 de março, o IBGE havia divulgado no dia 5 de março, os dois editais – nº 02 e 03/2020 para realização do processo seletivo que iria preencher 208.695 vagas em todos as cidades do país nos cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador para a realização do Censo Demográfico 2020.

A previsão inicial do IBGE era de contratos vigentes por até 5 meses para Agentes Censitários e até 3 meses para Recenseadores, podendo ainda haver prorrogação de acordo com a necessidade do trabalho.

Fonte: Ache Concursos

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *