Coronavírus: SES confirma 1ª morte em MG e 23 óbitos estão em investigação
Foi confirmada pela Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES) a primeira morte pela Covid-19 em Minas Gerais. De acordo com o boletim epidemiológico, a paciente tinha de 82 anos e morava em Belo Horizonte. A SES ainda investiga se outras 23 mortes foram causadas pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda (30),houve aumento no número de casos suspeitos que passaram para 29.724 e no número de casos confirmados 261.
A mulher de 82 anos foi internada no Hospital Biocor em Nova Lima em sábado (21), com quadro de febre, tosse e desconforto respiratório, sendo transferida para UTI na segunda (23), quando foi coletado o material para o teste. A paciente apresentava comorbidades: doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e pneumopatia crônica. A morte foi no domingo (29).
Nesse domingo, o infectologista Estevão Urbano, do Biocor, em Nova Lima, havia confirmado ao Estado de Minas a morte da idosa com diagnóstico positivo para COVID-19 neste domingo (29). Segundo o médico, a mulher apresentou insuficiência respiratória grave e estava internada na UTI.
O diretor da Sociedade Mineira de Infectologia, Carlos Ernesto Ferreira Starling, afirmou que o número de casos do novo coronavírus está dentro do esperado. “É um crescimento compatível com o isolamento social”, afirmou. De acordo com o infectologista, mesmo com o número de casos em que se fez o exame ser baixo, pode-se observar um crescimento lento. “Mesmo com deficiência testagem, a amostragem é signficativa.
A curva tem uma redução de crescimento em relaçao à inclinação”, disse. Segundo ele, devido às ações de isolamento social, Minas estáconseguindo o objetivo de ter curva mais suave.Ele, porém, alerta que o isolamento social precisa seguir e que haverá um aumento no número de casos.
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Fonte: Estado de Minas