• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Campus Muzambinho Meio virtual é palco de ações dos alunos no combate ao coronavírus

Redação6 de abril de 20206min0
AlunosIFMuzCorona
Os nossos alunos estão dando o exemplo. Isso mostra que a educação que ofertamos no Campus está sendo refletida na sociedade em que nossos alunos estão inseridos.

O protagonismo estudantil é uma realidade entre o corpo discente do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Os jovens são engajados em implantar suas próprias ideias em meio à rotina de atividades pedagógicas. Atualmente, em decorrência do isolamento social devido ao coronavírus, os cursos presenciais estão sendo ofertados em ambiente virtual. E mesmo em meio à nova realidade imposta pela pandemia, o Campus Muzambinho tem buscado meios de manter a interação diária com os estudantes.

Parte desta interação acontece nas redes sociais, que são utilizadas pelo campus para criar e manter relacionamento constante com a comunidade interna e externa. Foi neste cenário que muitos dos alunos começaram a se destacar por seu engajamento social e protagonismo em tempos de coronavírus, desenvolvendo campanhas e ações de engajamento social para se manterem produtivos e motivados.

De acordo com o coordenador da Assessoria de Comunicação do Campus Muzambinho, Cláudio Vieira da Silva, “através das interações feitas nas redes sociais, podemos constatar o papel de protagonismo de nossos alunos. O modo como muitos deles têm buscado ir além das atividades de ensino, procurando promover também o bem-estar social e emocional, é uma evidência de seu protagonismo. Isto nos indica que a instituição, além de buscar a excelência na oferta da educação profissional e tecnológica, contribui também para a formação de cidadãos engajados”.

IMG 1574 1O Centro Acadêmico Vital Brazil do curso de Ciências Biológicas desenvolveu uma campanha com os estudantes a fim de reforçar a importância de permanecer em casa. “Sabemos ainda que não é fácil permanecer em uma rotina reclusa e, por isso, optamos por pedir registros alternativos de o que fazer em nossas casas neste período conturbado, claro, juntamente com os estudos virtuais.” – explica Fábio Moda Magnoni, Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão do C.A.

A campanha realizada pelos estudantes nas redes sociais gerou retorno rápido e a adesão em massa comprovando o protagonismo estudantil.
Fábio destaca ainda que “o protagonismo estudantil é um fenômeno associativo às transformações que a Educação e o processo de ensino-aprendizagem vêm sofrendo à medida que o tempo passa, sendo este um processo natural.” Os alunos compartilharam atividades que estão desenvolvendo durante o período de isolamento social. Fábio relata que alguns alunos estão fazendo cursos on-line, adiantando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intensificando os estudos na plataforma virtual e também contemplando a natureza.

Outra ação que demonstrou a iniciativa por parte dos alunos foi o pedido de divulgação para as inscrições do Arena IFMUZ e-Sports – Aquecimento – IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. Em contato com o Campus, Abhay Brazão, aluno do curso de Ciência da Computação, explicou que “devido ao afastamento das aulas presenciais e a recomendação de permanecer em casa, tivemos a ideia de desenvolver competições e-Sports Online.” 14.59.16 2

O torneio faz parte de um projeto de extensão denominado IFMUZ e-Sports Club. Abhay conta que o IFSULDEMINAS foi fundamental para a criação do mesmo. O Campus Muzambinho apoia as atividades de extensão, como torneios, minicursos de desenvolvimento de jogos, eventos com participação de palestrantes que atuam no cenário de desenvolvimento de jogos e e-Sports. “Este apoio é essencial para a capacitação acadêmica, pessoal e profissional do aluno.” – finaliza Abhay.

Hugo Baldan Júnior, Coordenador Geral de Ensino, enfatiza que o protagonismo estudantil da comunidade acadêmica do Campus Muzambinho é digno de aplausos. Ele destaca que os estudantes demonstram ter responsabilidade social, por meio das atitudes que estão propagando. “O Campus Muzambinho, e o IFSULDEMINAS como um todo, têm implantado ações sociais no combate ao coronavírus. O que temos implantado vem ao encontro daquilo que a sociedade espera de uma instituição de ensino. E vejo que os nossos alunos estão dando o exemplo. Isso mostra que a educação que ofertamos no Campus está sendo refletida na sociedade em que nossos alunos estão inseridos.”

Texto: ASCOM
Fotos cedidas por: Carla Dias e Abhay Brazão

#FiqueemcasaMuzambinho

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *