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Mais de 30% dos pequenos negócios mineiros estão apostando nas vendas online para driblar a crise

Redação22 de maio de 20204min0
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Pesquisa do Sebrae mostra como as empresas estão se adaptando aos novos hábitos de consumo

Com a limitação da circulação das pessoas devido ao isolamento social provocado pelo coronavírus (Covid-19), os pequenos negócios tiveram que investir em novos canais de vendas. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, entre os dias 30 de abril e 5 de maio, 34% dos empreendimentos mineiros estão apostando nas vendas pelas redes sociais, sites, aplicativos ou telefone.

De acordo com o estudo, 44% dos estabelecimentos mineiros tiveram que adaptar o funcionamento do seu negócio. Uma das medidas tomadas foi a criação de estratégias para as vendas à distância. “Com o coronavírus, as pessoas não deixaram de comprar. O que mudou foi a forma como adquirir e entregar. Neste período, a comodidade e a segurança das compras online, sem dúvida, será um diferencial para quem quiser sair na frente”, explica o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Ainda segundo a pesquisa, dos pequenos negócios mineiros que estão apostando nas vendas online, 32% estão usando as redes sociais, 10% utilizam aplicativos de entrega e/ou telefone e 5% estão vendendo pelo site.

Além dos canais de vendas online, os empresários podem adotar estratégias que influenciem na decisão do cliente, como: oferecer flexibilidade na troca de produtos, estender o prazo e não cobrar valores de frete. “O ideal é criar experiências novas e estratégias não só atrair clientes, mas também para fidelizá-los”, afirma Rocha.

Outra dica é estar sempre em contato com consumidor, informando sobre as medidas de segurança que a empresa tem tomado. “São mensagens e atitudes que mostram o que está sendo feito para combater o vírus e a preocupação da empresa para assegurar a saúde do cliente”, diz o Superintendente do Sebrae Minas.

Como vender online

  • Crie e ouse: é possível começar a vender online sem necessidade de grandes investimentos.
  • Garanta que os seus clientes ficarão sabendo que você está fazendo. Não adianta nada fazer delivery se o seu consumidor não souber disso.
  • Para quem é do ramo da alimentação os aplicativos de entrega de comida são uma boa alternativa, caso esteja dentro do seu orçamento e faça sentido para o seu negócio.
  • Utilize ferramentas gratuitas como o WhatsApp. A versão business permite montar um catálogo de produtos e atender diretamente os pedidos.
  • Cadastre seu negócio no Google Meu Negócio. A plataforma exibe informações da sua empresa como telefone, endereço, fotos etc., dando mais credibilidade ao seu negócio.
  • Diversifique os canais de venda. Disponibilize as vendas também pelo telefone.
  • Pense em longo prazo, pois mesmo depois da crise, as vendas online continuarão. Aderir ao marketplace ou a uma loja virtual própria podem ser uma alternativa para sair na frente.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

Redação


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