• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Vitamina D – Importante para a Imunidade

Redação2 de agosto de 20203min0
NovafarmaJrFachada
A vitamina D atua como um pré-hormônio multifuncional. Auxilia na manutenção do funcionamento do sistema imunológico, na absorção de cálcio e tem papel importante no equilíbrio do açúcar no sangue.

Quando os níveis de vitamina D não estão suficientes, pode-se identificar associação com uma série de doenças; como as autoimunes, o diabetes, a osteoporose, problemas cardíacos, alguns tipos de câncer, gripes e resfriados. Em mulheres grávidas deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de abortos, parto prematuro e favorecer a pré-eclâmpsia.

Alguns estudos realizados mostraram que 77% da população brasileira têm vitamina D abaixo de 20ng/ml, considerado insuficiente. Sugere-se a exposição solar de no mínimo 15 minutos diários, de preferência em períodos de maior incidência dos raios UV, para ativar o metabolismo de formação da vitamina D em níveis adequados a partir da pele.

Em pequenas quantidades é possível absorver a vitamina D em alguns alimentos: peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, cogumelos secos, leite, ovos e fígado bovino.

Em situações em que a exposição solar e alimentação não são suficientes, é possível fazer uso de suplementos de vitamina D, sempre a partir da recomendação médica, a fim de fazer uma reposição ou até mesmo a manutenção dos índices ideais da vitamina D no organismo.

Quando há deficiência da vitamina D é possível fazer uma dose de ataque inicial mais alta, para melhorar o estoque desta vitamina, depois são mantidas doses que podem variar de acordo com o estado de saúde do paciente.

Alguns estudos realizados relacionam mortalidade por Covid-19 com baixos níveis de vitamina D. A suplementação com vitamina D, não se trata de uma prevenção contra o Covid-19 e sim de melhorar o sistema imune. Como a vitamina D tem ação imunomoduladora comprovada cientificamente é importante manter seus níveis adequados nesse momento.

Fique atento! Para uma vida saudável, esclareça suas dúvidas com a equipe Novafarma…..

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *