Em meio a pandemia é comemorado o Dia Nacional da Educação Infantil
No período conturbado devido à epidemia do novo coronavírus, muitas mudanças foram necessárias para que as crianças pudessem continuar estudando.
Devido às medidas de isolamento e ao, perigo de contágio da doença, novas modalidades, como o ensino a distância, ganharam força para manter os pequenos seguros.
Em Passos, a secretária de Educação, Zineti Guimarães Rattis, afirma que o cronograma elaborado durante a pandemia está alinhado ao currículo de referência do estado. ” Vejo que, assim como os outros segmentos da educação básica, a educação infantil merece todo o nosso cuidado e atenção. Elaboramos cronogramas semanais leves e levando em conta o que é essencial aprender neste momento. Cronogramas de acordo com os planejamentos da rede municipal de ensino, que são alinhados ao Currículo Referência de Minas Gerais “.
Zineti reforça que não se pode deixar de celebrar a data. “Temos muito a comemorar. A maioria dos nossos professores e demais profissionais da educação tem se esmerado nas aulas remotas, tudo tem sido feito com muito amor, técnica e conhecimento. Sendo assim, o resultado não poderia ser outro que não fosse a aprendizagem de grande parte das nossas crianças”, disse.
A professora da educação infantil Beatriz Pereira lembra que a família é parte essencial nesse processo: “Na educação infantil, o desenvolvimento não é só na parte pedagógica e sim em tudo, como o social, o emocional, afetivo e muitos outros que desenvolvem o crescimento. O importante é os alunos terem algum conteúdo, mesmo que seja algo simples. E é por isso que agora, mais do que nunca, a família e a escola têm que estar unidas. Mesmo que as atividades sejam feitas no tempo de cada um, porque entendemos que hoje a rotina está totalmente diferente”.
O Dia Nacional da Educação Infantil foi criado em homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança , a médica Zilda Arns, que foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Ela faleceu em 2010, no Haiti, durante um terremoto. A data tem o objetivo de levantar debates sobre a qualidade da educação para a primeira infância.
Fonte: Folha da Manhã