• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Ovnis? Luzes enfileiradas são vistas no céu de Muzambinho

Redação4 de setembro de 20203min2
20200904115435133233e
Pontos luminosos que aparecem agrupados em longa fileira foram observados também em outros estados e países como os EUA e Reino Unido; veja vídeo

Chuva de meteorosOvnis ou o fim do mundo? Se você olhou para o céu na noite dessa quinta-feira (4), pode ter se assustado ao notar a movimentação de uma sequência de luzes brilhantes.

No Twitter, internautas de várias partes do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Belo Horizonte comentaram sobre o estranho acontecimento. Mas, afinal, o que são essas luzes?

Os pontos luminosos que aparecem agrupados em uma longa fileira foram observados também em outros países, como os EUA e Reino Unido. Mas os internautas podem ficar despreocupados, não se trata de uma invasão alienígena. As luzes são, na verdade, os primeiros 60 satélites lançados pela empresa americana SpaceX, dirigida pelo empresário sul-africano Elon Musk, para enviar internet do espaço para a Terra.

“Trata-se de um conjunto de satélites do projeto Starlink. O objetivo da empresa é colocar no espaço por volta de 40 mil desses satélites para proporcionar acesso a internet barata para todos, para que você possa ter acesso de onde estiver”,  explicou o professor de física e coordenador do laboratório de astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais, Renato Las casas.

Segundo Las Casas, os rastros de luz podem ser vistos de qualquer lugar do planeta, mas tudo depende da órbita do lançamento, do dia e do horário. Isso ao menos por enquanto, já que os satélites ainda estão enfileirados. Com o tempo, cada um deles irá adquirir órbita própria e se dissiparão ao redor da terra.

“Eles podem ser observados um pouco depois do pôr do sol e um pouco antes do sol nascer porque eles não têm luz própria, é a luz do sol que reflete neles, outro fato é que para vê-los  a localidade de onde você está observando não pode estar recebendo luz.”

O professor afirma ainda que trata-se de um projeto contraditório. “Esses satélites foram muito bem-vistos inicialmente em todo mundo, porque a expectativa é que eles tivessem uma pintura para não refletirem tanto a luz do sol, o que não aconteceu. Para os astrônomos, isso pode atrapalhar a observação e no futuro isso pode provocar uma poluição muito grande no céu”, disse.

EM

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

2 comentários

  • jorge luiz gonçalves

    4 de setembro de 2020 at 15:39

    É isso, muito legal observar o céu, especialmente nas montanhas de Muzambinho. Somente neste ano já observei essas luzes em Muzambinho por 4 vezes, mas em menor número, numa delas fomos até a Serra dos Martins, de lá a vista é pra lá de privilegiada a noite ou de dia…Vemos Caconde, Palmeiral, Botelhos, O Cristo de Poços e a Serra de São Domingos. Bom voltando as luzes da Space X, semana passada vimos eu e meu filho aproximadamente de 30 a 40 luzes em sequência, uma visão muito legal. Procure ver, é sempre por volta de 19h o maior volume…vcs vão achar que são vários jatos passando. Detalhe: A altitude desses satélites é de 400 a 500 km, já os jatos que costumamos ver passar por aí, principalmente com destino a Guarulhos estão voando entre 8 e 12 km de altitude.

    Responder

  • Sueli dos Santos Lisboa

    19 de outubro de 2020 at 11:11

    Eu vi ontem. Ainda não sabia do que se tratava e confesso que por um instante fiquei assustada. Mas ao pesquisar na internet, entendi o que era.
    Moro no Sudoeste do Paraná, Município de Cruzeiro do Iguaçu, Distrito Foz do Chopim.

    Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *