Brasil terá onda de calor histórica nesta semana
Em algumas regiões do país as temperaturas poderão atingir até 45 °C, em máximas nunca registradas. Ainda de acordo com a entidade, o efeito sentido será semelhante aos fenômenos de extremo calor em algumas regiões da Califórnia (EUA) e da Austrália.
O evento se dá pela formação de uma bolha de ar quente, quando uma área de alta pressão e altitude ocasiona movimentos de sentido descendente com alta temperatura e tempo seco, de acordo com o MetSul, que atingirá inicialmente a região central do Brasil. Toda a situação se agravou com a baixa umidade e o período de estiagem, intensificando a sensação de calor.
Gráfico representando a formação de anomalias na temperatura. (Fonte: MetSul Meteorologia/Reprodução)Fonte: MetSul Meteorologia
Em projeções computadorizadas, o MetSul afirma que a região Centro-Sul pode ter temperaturas entre 15 °C e 20 °C acima do normal, enquanto o Centro-Oeste pode enfrentar máximas até 30 °C acima da média. Em alguns locais da região Nordeste, a estimativa de máxima pode atingir 45 °C até o fim da semana.
O interior de São Paulo pode chegar a 45 °C de temperatura máxima, um valor nunca registrado. Na capital paulista não será muito diferente: máximas de até 39 °C até a sexta-feira. O evento deve ter seu ápice entre quarta e sexta-feira desta semana, apresentando sérios riscos para a saúde e o meio ambiente.
O extremo aquecimento pode ocasionar não apenas o aumento na incidência de incêndios mas também problemas como exaustão por calor ou insolação, desidratação e vertigens. Com os atuais incêndios na região do Pantanal, a situação se torna ainda mais ameaçadora, visto que as altas temperaturas não favorecem a recuperação do ecossistema.
Fonte: TecMundo