• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Festival de Gastronomia 2020 Muzambinho – Entrevista com Chef Edson Puiati

Redação24 de outubro de 20206min0
ChefPuiat
Chef Puiat atua há 35 anos na área educacional do setor gastronômico e hoteleiro.

O muzambinho.com entrevistou o Chef Edson Puiati que coordenou a realização deste primeiro festival gastronômico de Muzambinho em parceria com a ACE, Sebrae, Prefeitura e comércio da gastronomia local.

O Chef Puiati esteve visitando os comércios muzambinhenses que estarão participando do Festival, e se diz surpreso com a empolgação e envolvimento de todos, a comunidade vai ser contemplada com excelentes pratos.

Confira no vídeo a entrevista exclusiva com o Chef Edson Puiati

Conheça um pouco mais sobre o Chef Puiati
Atuando há 35 anos na área educacional do setor gastronômico e hoteleiro. Nascido em Barbacena, descendente de italianos, da cidade de Oderso, começou sua carreira como aluno e chegou a gerente geral onde construiu uma longa experiência profissional no primeiro hotel escola da América Latina – Hotel Escola Senac Grogotó. Elaborou e implantou o curso superior de Gastronomia no Centro Universitário Uma obtendo nota máxima pelo MEC reconhecimento, atualmente é coordenador e professor do curso.
Considerado um entusiasta da gastronomia, Puiati nunca saiu da sala de jantar, pesquisador da culinária mineira, idealizador e com um forte espírito empreendedor, destaca-se não só pela formação profissional como pela vasta gama de ações educacionais que se tornaram destaque no Brasil e no exterior em grandes eventos gastronômicos que vem participando ao longo da carreira.
Implantou os cursos de capacitação profissional, aperfeiçoamento, técnicos, tecnólogo em gastronomia e especialização em Hotelaria e Gastronomia no Senac Minas.
Atuou como professor nas áreas de hotelaria, gastronomia e turismo na UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei, Universidade FUMEC, Centro Universitário Nilton Lins – Manaus, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Juiz de Fora, Centro Universitário UNA, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais;
Colaborou para a realização de eventos de renome como o Multiminas, o Boa Mesa – Expo Gourmet e Brasil Sabor na capital mineira.
Foi coordenador e colaborador para a estruturação do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes – hoje Fartura, nas três primeiras edições, atuando posteriormente por mais de 10 anos na organização do evento.
Produziu os pratos para o livro “Sabores e Cores das Minas Gerais”, de Maria Stella Libânio Christo, uma das melhores obras literária sobre a cozinha Mineira;
Atuou como consultor e coordenador do projeto de um restaurante escola, na cidade de Perleberg, estado de Brandemburgo – Alemanha, atuando na montagem e operação do restaurante escola “Belo Horizonte” junto à BBZ.
Em 2002, planejou, coordenou e executou o primeiro Festival Internacional Gastronômico Brasileiro, no Hotel Metropolitan, de Lisboa em parceria com o Senac MG e Sindihorb.
Planejou e criou o Brumadinho Gourmet em 2008, sendo coordenador do projeto por quatro edições seguidas;
Criador do programa de desenvolvimento de líderes de alto desempenho, “Executive Coaching Gourmet” atendendo mais de 20 empresas de grande porte;
Elaborou a cartilha do Senac Minas, “Gastronomia Sustentável Faz Bem”, em 2012, dentre outras obras e artigos publicados;
Ainda em 2012, atuou como palestrante convidado da CONPEHT 2012 – Confederação Panamericana de Escolas de Hotelaria e Gastronomia no Rio de Janeiro.
Em 2013 organizou a comitiva de chefs que representaram Minas Gerais e o Brasil no maior evento de gastronomia do mundo, o Madri Fusion – Espanha, como um dos 12 chefs mineiros coordenou a equipe no coquetel de abertura e foi um dos palestrantes com a temática envolvendo a importância da cultura do milho na cozinha mineira.
Criador do projeto de lei que instituiu o dia da gastronomia mineira em homenagem ao escritor Eduardo Frieiro. É fundador e diretor do Instituto Eduardo Frieiro.
Atuou como consultor e curador gastronômico de vários festivais e eventos gastronômicos como: Circuito Gastronômico da Pampulha – BH, Cultura no Parque – Pará de Minas, Semana da Gastronomia Mineira – BH, Diamantina Gourmet – Diamantina, dentre outros;
Criador da Semana da Gastronomia mineira e do Prêmio Eduardo Frieiro, que visa valorizar pessoas e organizações que de alguma forma enaltecem a cultura alimentar mineira;
Como empresário fundou e atuou como sócio proprietário do restaurante Tulha Du Chef Gastronomia em Barbacena, de 2004 a 2009;
Puiati, acredita no desenvolvimento de pessoas e comunidades através da cultura alimentar, valoriza os costumes e respeita os terroir’s através de seus biomas. Seu trabalho é fomentar e capacitar pessoas e organizações através do conhecimento visando o aumento da geração de renda e o crescimento local.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *