• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Minas tem queda de 96% no número de surtos de Covid-19 em relação a julho

Redação26 de outubro de 20204min0
275cd063-14a6-4592-8455-0a4f056335e9
Naquele mês, Estado chegou a registrar 96 ocorrências em uma semana; em setembro, caiu para três

Segundo Estado mais afetado pelo coronavírus no Brasil, com um total de 347.006 casos confirmados, segundo dados do Ministério da Saúde desse sábado (24), Minas Gerais teve uma queda significativa quanto ao número de surtos da doença. No pico da pandemia, em julho, na semana epidemiológica 29 (entre os dias 12 e 18), houve 96 surtos; já na última semana, 43 (entre 18 e 24 de outubro), houve apenas três surtos, uma redução de aproximadamente 96,8%.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), desde março, a pasta registrou 1.057 surtos, envolvendo 18.095 casos da Covid-19. Conforme a coordenadora da Sala de Situação da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Eva Lídia Medeiros, “pode-se definir surto como 1 caso confirmado, seguido de mais 2 casos confirmados (assintomático ou sintomático) com vínculo epidemiológico em um ambiente restrito”, esclarece.

Ainda de acordo com Eva, o número de 96 surtos naquela semana de julho corresponde diretamente ao aumento do número de casos no período. Àquela altura, Minas tinha cerca de 80 mil pessoas diagnosticadas com a doença. Depois disso, houve uma redução gradual nas notificações de surto e, no final de setembro e no início de outubro, os casos reduziram bruscamente, chegando na última semana a três surtos registrados.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, comemorou os números, já que eles demonstram que a pandemia está ficando sob controle. “Os surtos demonstram ampliação no número de casos e um alastramento da epidemia. Com essa queda, isso significa que estamos tendo um controle progressivo da doença”, afirmou.

Poder do governo

Eva Lídia Medeiros disse que essa queda é fruto das ações do governo estadual na prevenção e enfrentamento ao coronavírus.  “Quando começaram os registros de surtos, houve uma mobilização do Estado com adoção de medidas eficazes parar frear essas contaminações, por meio de treinamento das equipes ou até mesmo apoio em alguns locais de surto. Inclusive, para essas ações contamos com a integração de outras secretarias, prefeituras e do Ministério Público”, explicou.

Segundo a coordenadora, os lugares que merecem maior atenção para esse tipo de notificação são os serviços de saúde, as unidades prisionais e socioeducativas e instituições de longa permanência (ILPI).

Números

De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, divulgado nesse sábado, Minas tem 347.006 casos confirmados de Covid-19 e 8.732 mortes em decorrência da doença. Até o momento, 315.932 pessoas já se recuperaram e outras 22.342 estão em acompanhamento.

No Sistema Único de Saúde (SUS), dos 21.062 leitos de enfermaria, 61,49% estão ocupados no Estado, sendo 5,55% por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Com relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos 3.992 espaços em hospitais públicos, 56,85% estão sendo utilizados no momento, sendo 17,11% por vítimas da pandemia.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *