• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Novembro Azul 2020: Campanha destaca importância da prevenção do câncer de próstata

Redação3 de novembro de 20203min0
img_59394_foto_2_a
Objetivo da campanha é quebrar o preconceito e incentivar os homens de ir ao médico

O novembro Azul visa conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No Brasil, a campanha do Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino e incentivar os homens de ir ao médico. Procurar auxílio médico, realizar exames de rotina e fazer o exame de toque se for necessário, são as recomendações de todas as organizações que passaram a realizar a campanha.

Existem dois exames iniciais, que têm grande importância para o diagnóstico do câncer: o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal. Quando associados, esses exames podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença.

De acordo com o Inca, em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata – dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

Ainda segundo o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Fonte: Clic Camaquã

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho
  • Ovos Rachel

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *