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DER-MG instala três novos radares fixos na BR-135

Redação12 de janeiro de 20216min0
Radaresbr135
Governador anuncia terceira faixa e acostamentos na MG-167, que liga Três Pontas a Varginha

Equipamentos operam em Curvelo e Bocaiúva. Ao todo, 467 equipamentos ampliam segurança das rodovias estaduais

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) autorizou três radares instalados na BR-135 a registrarem autuações a partir desta terça-feira (12/1). Até então, os equipamentos, ativados m 5/1, operavam em modo educativo.

Os redutores eletrônicos de velocidade (radares fixos) foram instalados nos quilômetros 408,80, e 413,95 em Bocaiúva, no Norte de Minas, com as velocidades de 100 km/h e 80 km/h (veículos pesados e veículos leves), para o primeiro equipamento e o segundo com velocidade máxima de 60 km/h.  O terceiro radar foi instalado no quilômetro 602,3, em Curvelo, na região Central, com limitação de 60 km/h.

Com os novos dispositivos, o DER-MG administra  467 radares fixos nas rodovias mineiras.

Segurança

O DER destaca que o controle eletrônico de velocidade tem como principal objetivo garantir a segurança dos usuários que transitam pelas rodovias mineiras. Por isso, orienta os motoristas a respeitarem os limites estabelecidos para cada trecho, independentemente da presença dos equipamentos.

No site, há a relação completa dos radares fixos em operação no estado, incluindo a localização e a velocidade máxima permitida.

Confira no link  http://www.deer.mg.gov.br/transportes/localizacao-de-radares.

 

Serão investidos R$ 14 milhões na rodovia com recursos de emendas parlamentares por meio do programa Abrace uma Rodovia

O governador Romeu Zema anunciou nesta segunda-feira (11/1), em Três Pontas, obras na MG-167, que liga o município a Varginha, no Sul de Minas, dentro do programa Abrace uma Rodovia, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

Demanda antiga da população local, o trecho ganhará uma terceira faixa de aproximadamente nove quilômetros interligando os dois municípios. Também serão feitos acostamentos em toda a área.

Ao todo, serão investidos R$ 14 milhões. Desse total, 80% são recursos de emenda federal, do deputado Diego Andrade, e estadual, do deputado Mário Henrique Caixa. Os outros 20% são do Governo do Estado. O objetivo do programa Abrace uma Rodovia, lançado em 2020, é justamente o de atrair investimentos por meio de emendas parlamentares para ampliar a manutenção da malha rodoviária mineira.

“Essa rodovia é extremamente importante para a região, uma das mais movimentadas, e com alta taxa de acidentes. E ainda tem a questão econômica, por ser uma das regiões que mais produz café no estado”, disse o governador. “O Estado, sozinho, jamais teria recursos para fazer essa obra, mas, com essa parceria – que espero ser a primeira de muitas -, com certeza conseguiremos fazer melhorias mais adequadas na nossa malha viária. Isso prova que com disciplina e criatividade podemos solucionar problemas”, completou Zema.

Benefícios

De responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), a obra está prevista para ser iniciada no segundo semestre de 2021 e deverá trazer significativa melhoria logística para a região, uma vez que o tempo e os custos de deslocamento serão reduzidos.

Serão diretamente beneficiados produtores rurais da região, que terão mais facilidade para o escoamento da produção, além da população residente em cidades próximas ao trecho, totalizando cerca de 180 mil pessoas.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, destaca outros impactos positivos da obra. “Estudos demonstram que, em média, a implantação de faixas adicionais reduz em 30% o número de acidentes, e aumenta a velocidade de viagem em 3,5km/h. Em 2019 foram 104 acidentes nesse trecho”, pontuou.

Segundo a Seinfra, apenas com a terceira faixa espera-se uma redução de R$ 3,8 milhões em custos com acidentes de trânsito anualmente.

Apoio

O coordenador da bancada mineira na Câmara dos Deputados, deputado Diego Andrade, explicou o motivo de destacar emenda parlamentar para a obra. “Queremos que esse recurso de agora se transforme em muitos mais. Conte conosco, governador, para fazer o bem para Minas Gerais. Esse convenio é um sonho para a região. O projeto já está pronto”, afirmou.

A redução dos acidentes também foi destacada pelo autor da outra emenda, o deputado estadual Mário Henrique Caixa. “É uma reivindicação antiga, são muitas vidas perdidas em acidentes nessa estrada”.

Fonte: Agência Minas

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