A verdade sobre o Álcool 70%
O álcool 70% é a substância mais eficaz na eliminação de bactérias, vírus e fungos, exercendo uma rápida ação, podendo ser encontrado em solução ou veiculado em gel.
O volume de água adicionada ao álcool etílico é um fator importante para definir sua propriedade. As concentrações alcoólicas comercializadas, mais comuns são:
– Álcool etílico 46% (46% de álcool e 54% de água) – usado apenas para limpeza de superfícies e sem nenhuma ação bactericida;
– Álcool etílico 70% (70% de álcool e 30% de água) – usado como bactericida;
– Álcool etílico 92,6% ou 92,8% (92,6% ou 92,8% de álcool e 7,4% ou 7,2% de água) – usado na indústria química, farmacêutica, etc;
Álcool etílico Absoluto (99,9% de álcool e 0,1% de água) – usado na indústria química, farmacêutica, etc;
Quando se utiliza o álcool com concentração superior à 70%, ele evapora rapidamente e não consegue penetrar no interior das células dos microrganismos, portanto, não é eficaz para eliminá-los. Quando se utiliza o álcool com concentração inferior à 70%, ele apresenta muita água, sendo insuficiente para exterminar os microrganismos.
O álcool 70% possui efeito antisséptico porque tem água suficiente para facilitar a entrada do álcool nos microrganismos e também retardar, na medida certa, a evaporação, proporcionando o tempo necessário de contato para realmente matar todos os microrganismos, entretanto sua secagem tem que ser natural.
A produção de álcool 70% está em alta no mundo. Em função da pandemia da COVID-19. Álcool em gel caseiro não funciona. Existe uma grande variedade de receitas na internet, que ensinam a preparar “álcool 70%” em gel caseiro, porém, não é recomendado fazê-lo, já que não é possível assegurar que a concentração do gel.
O etanol utilizado como insumo para a produção de álcool 70 % em gel deve ter o seu grau alcoólico determinado utilizando-se um alcoômetro de Gay-Lussac, em uma temperatura determinada.
A porcentagem em volume recomendada para o álcool líquido ou em gel usado como antisséptico é de 77% (v/v) ou 77 ºGL. Já a porcentagem INPM (ou m/m) é de 70%. Há, portanto, uma grande diferença no título (porcentagem) em massa ou volume. Em vista desta diferença, é muito comum que produtos com concentração de etanol inferior à recomendada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sejam disponibilizados comercialmente.
Ressalta-se que a produção de álcool em gel requer que um profissional qualificado (químico, farmacêutico ou engenheiro químico) assuma a responsabilidade técnica.
Técnica para HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS COM ÁLCOOL GEL:
- Remover anéis e pulseiras;
- Aplicar na palma da mão quantidade suficiente do produto para cobrir todas as superfícies;
- Friccionar as palmas das mãos entre si;
- Friccionar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos e vice-versa;
- Friccionar o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda, utilizando-se movimento circular e vice-versa;
- Friccionar os punhos com movimentos circulares e
- Friccionar até secar. Não utilizar papel toalha.
IMPORTANTE: Álcool é um produto inflamável e deve ser mantido em local seguro, fora do alcance de crianças!
Fique atento! Para uma vida saudável, esclareça suas dúvidas com a equipe Novafarma…..