Celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Vida

Redação5 de junho de 20215min0
Produção muzambinho.com e Programa Qualidade de Vida.

Confira no vídeo abaixo a ação no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, realizado nesta semana:

Click aqui e confira a matéria desta ação.

Prof. Dr. Fabricio dos Santos Rita – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho
Prof. Dr. Claudiomir Silva Santos – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho
Prof. Me. Ronei Aparecido Barbosa – – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente significa constatar a importância da preservação ambiental, a escassez dos recursos hídricos, e a essencialidade de práticas holísticas nos esforços para a conscientização e para o empoderamento social.

Atividades pedagógicas, sociais e empoderadoras representam uma importante ferramenta no sentido de motivar e estimular a comunidade acadêmica, civil, escolas, empresas e segmentos de produção, apontando caminhos para o consumo consciente e para o desenvolvimento sustentável.

Somos todos integrantes de um gigante e complexo conjunto de ecossistemas, que quando em desequilíbrio e de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) compromete o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas em todo o planeta Terra.

Os fatores ambientais, sociais e de saúde são condicionantes importantes que expressam a qualidade e os benefícios dessa relação harmoniosa entre o homem e o meio em que vive, bem como exibe também as ações resultantes dos impactos ambientais na propagação das doenças, poluição de lençóis freáticos, mortandade de animais e plantas, contaminação do solo e eventos extremos do clima.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) correspondem ao apelo universal da Organização das Nações Unidas no sentido de promover a sensibilização em prol de ações a solução da pobreza, proteção ao planeta e possibilitar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

São 17 objetivos que surgiram na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável na cidade do Rio de Janeiro em 2012. Entre eles destacamos:
ODS 03 Saúde e bem-estar: como forma de assegurar uma vida saudável com a promoção do bem-estar para todos.
ODS 6 Água limpa e saneamento: através da garantia da disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento.
ODS 7 Energia limpa e acessível: por meio de acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável.
ODS 11 Cidades e comunidades sustentáveis: tornando as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
ODS 12 Consumo e produção responsáveis: através de padrões de produção e de consumo sustentáveis.
ODS 13 Ação contra a mudança global do clima: empenho de medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
ODS 14 Vida na água: com a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
ODS 15 Vida terrestre: Proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerindo de forma sustentável as florestas, combatendo a desertificação, detendo e revertendo a degradação da Terra e a perda da biodiversidade.

Diante dos eventos extremos do clima e do aumento da temperatura no planeta é fundamental que toda a sociedade some esforços na conscientização de que fazemos todos parte de um mesmo “meio ambiente”. Termo este, que define, as múltiplas interações harmoniosas entre todos os elementos envolvidos na sua composição em prol da viabilidade da vida na terra.

Pensar global e agir local!

 

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *