Brasil recebe 1 milhão de doses Coronavac e anuncia 6,2 mi da Pfizer para semana
O Ministério da Saúde recebe, nesta segunda-feira (19), mais 1 milhão de doses do imunizante Coronavac, produzido no país pelo Butantan. O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, também anunciou a chegada de 6,2 milhões de doses da Pfizer nesta semana, em postagem em uma rede social.
🛩💉Boa notícia: essa semana receberemos mais 6,2 MILHÕES de doses da Pfizer! Somente em julho, o laboratório entrega ao 🇧🇷 cerca de 15 milhões de doses.
As vacinas serão distribuídas aos estados nos próximos dias, acelerando ainda mais nossa campanha de vacinação! 🇧🇷🚀
— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) July 19, 2021
Coronavac
O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, acompanhou, na manhã desta segunda-feira (19), a entrega de 1 milhão de doses da vacina Coronavac ao Programa Nacional de Imunizações. Normalmente, o governador João Doria participa do ato, mas ele foi diagnosticado pela segunda vez com Covid e está em isolamento.
“O Butantan tem trabalhado todos os dias e aos finais de semana para fazer a produção da vacina, e o mais rápido possível fazer entrega ao Ministério da Saúde”, disse Garcia em nota divulgada à imprensa.
O Butantan retomou entregas ao Ministério da Sáude na última quarta-feira (14), quando liberou 800 mil doses. Na quinta (15), 200 mil outras vacinas foram entregues, e na sexta-feira (16), mais 1 milhão. Ou seja, entre quarta e hoje foram 3 milhões de doses – ainda faltam 7 milhões a serem produzidas a partir dos 6 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebidos no dia 26 de junho. A previsão é que a entrega dessas doses seja concluída antes do dia 31 de julho.
No dia 13, o instituto recebeu nova carga de IFA com 12 mil litros para produzir 20 milhões de doses. Uma nova remessa de IFA, com mais 12 mil litros, deve chegar até o fim deste mês.
Pfizer
A Pfizer foi procurada para saber o exato calendário da distribuição de doses nesta semana, após o anúncio do Ministro da Saúde, mas ainda não se manifestou.
Segundo previsão do Ministério da Saúde, divulgada no último dia 14, a Pfizer deve mandar ao país cerca de 14 milhões de doses até o fim de julho – até o momento foram entregues 2 milhões (ou seja, na última semana do mês, devem chegar mais 6 milhões, fora as 6 milhões que serão entregues nesta semana).
Astrazeneca
Até o fim de julho, ainda estão previstos, segundo dados do Ministério da Saúde, lotes com mais 3 milhões de vacinas Astrazeneca via Covax Facility – até o momento, apenas um lote com 1 milhão de doses chegou ao país neste mês. A Fiocruz também deve entregar novas doses, mas em menor quantidade, já que a previsão de entrega de 12 milhões em julho já está praticamente cumprida.
Janssen
Pelo contrato com o Ministério da Saúde, as próximas doses deste imunizante só chegam ao país em setembro, mas há expectativa de doações pelo governo dos Estados Unidos, até o fim de julho
Fonte: O Tempo