• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Medicamento Insulina completou 100 anos de descoberta

Redação29 de julho de 20213min0
z24873352IHInsulina-stosowana-jest-jako-lek-w-terapii-cukrzyc
Maria Elizabeth Rossi da Silva informa que hoje temos a bomba de infusão de insulina, em substituição às canetas, e em um futuro próximo, o uso do pâncreas artificial

Há 100 anos, precisamente em 27 de julho de 1921, dois cientistas canadenses da Universidade de Toronto desenvolveram um medicamento que mudaria a história de pessoas que até naquele ano, eram vítima das diabetes, Frederick Banting e Charles Best desenvolveram a insulina. O feito lhes rendeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia dois anos mais tarde, em 1923.

Com a descoberta da insulina, começou-se a ter o controle da diabetes. Com o passar dos anos, a insulina foi ganhando várias opções e tendo variações de efeito, sendo rápido, prolongado ou ultrarrápido.

Atualmente o paciente pode escolher a forma de aplicação do medicamento, seja por canetas, agulhas finas e pequenas, seringas ou bomba.

Para orientar a população sobre a diabetes, em 2007  foi criada a Associação de Diabéticos de Poços de Caldas. A Associação que é sem fins lucrativos foi criada com o objetivo de promover a educação em diabetes e a cobrança junto ao poder público dos direitos dos diabéticos de terem acesso a medicamentos e insumos.

Segundo a 1ª secretária da Associação  Bianca Prado Ribeiro a insulina é importante  para todos os insulinodependentes, porque antes de sua descoberta, os recém diagnosticados eram tratados somente com dieta severa e o prognóstico era a morte. Depois da descoberta, houve um aumento no tempo de vida.

A falta de insulina pode gerar uma série de hiperglicemia, complicações futuras, e até mesmo a morte. Segundo a Associação as insulinas de ação rápida estão em falta tanto pelo estado quanto pelo município, já as outras estão com recebimento normal.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas na terça-feira,27 chegou a insulina glusilina para substituir a aspart que estava em falta no estado. Ambas têm o efeito ultrarrápido.

Ainda segundo a secretaria, não há falta do medicamento no município.

Fonte: Onda Poços

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *