• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Polícia Civil de Minas Gerais alerta sobre o ‘golpe do motoboy’; entenda

Redação21 de agosto de 20213min0
golpe123469534565779
Bandido simula ligação de banco e convence vítima a entregar cartão para motoqueiro
Um dos golpes mais recorrentes, em Minas neste ano tem sido o “golpe do Motoboy”, conforme a Polícia Civil. Trata-se de um crime em que estelionatários convencem a vítima a entregar o cartão de crédito a um motoqueiro, que vai à casa da pessoa. Antes, a quadrilha faz o “cliente” acreditar que seu cartão foi clonado. Não há números isolados desse tipo de delito.
“Por meio de uma engenharia social, esses estelionatários convencem a vítima a fazer essa entrega. Depois disso, são efetuados empréstimos e compras, consolidando o crime”, alerta o delegado Renato Guimarães, chefe da divisão de crimes cibernéticos e crimes contra o consumidor da Polícia Civil.
‘Operação’
A tática dos bandidos começa com uma simples ligação ou o envio de mensagem para o celular do escolhido. Os golpistas dão a ideia de que o cliente está conversando com a central de atendimento de um banco ou de uma administradora de cartões de crédito.
O idoso João Carlos*, de 74 anos, que mora na região do Barreiro, em BH, não percebeu a mentira. “A sensação é de frustração. Você não pensa que é golpe. Eles pedem para ligar no telefone do banco. Quem vai imaginar que do outro lado tem bandido?”, questiona a vítima, que perdeu R$ 5.000.
*Nome fictício

Vítimas do crime devem acionar polícia e Procon

O Procon de Minas Gerais orienta que, caso o cliente receba ligações e suspeite de tentativas de golpes, informe a empresa. “Não tenha vergonha de desligar o telefone e ligar para o banco ou operadora do cartão”, alerta o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa.
Segundo Barbosa, há casos em que os golpistas até grampeiam o telefone das vítimas, e a ligação pode ser direcionada para um estelionatário. Sendo assim, o ideal é fazer a ligação para o banco de outro telefone.
O principal cuidado, de acordo com o órgão, é nunca entregar o cartão para ninguém. “Se isso for proposto a você, não acredite, pois se trata de uma tentativa de golpe. Caso você seja vítima do golpe, o ideal é registrar um boletim de ocorrência na polícia e fazer uma reclamação no Procon do município onde mora.
Fonte: O Tempo
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *