Massa de ar seco e altas temperaturas prevalecem ao longo da semana em MG

Redação6 de setembro de 20214min0
calor_sol_098543
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima deve ficar acima dos 30°C em todo estado e umidade do ar, abaixo dos 30%

Uma massa de ar seco que prevalece sobre Minas Gerais vai elevar as temperaturas em todo o estado ao longo desta semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todas as regiões mineiras estão com a máxima prevista  acima dos 30°C e umidade relativa do ar abaixo dos 30%.

Para esta segunda-feira (6/9), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais áreas do estado ainda predomina uma névoa seca. A temperatura mínima foi de 7,9°C em Maria da Fé, no Sul de Minas, e a máxima de 39° no extremo Norte do estado.

Em Belo Horizonte, a mínima foi de 20°C na estação do Cercadinho. Ao longo do dia, os termômetros vão subindo e a máxima prevista é de 34°C à tarde. A umidade relativa do ar fica abaixo de 30%.

Essa massa de ar quente vai ter um alívio na terça-feira (7/9), segundo o Inmet, com o transporte de umidade para o interior do continente. Portanto, deve ter um declínio na temperatura máxima no Centro-Oeste de Minas.

Na capital, as temperaturas devem variar entre 19°C e 30°C, enquanto nas demais áreas de Minas Gerais variam entre 6°C, previsto para o Sul, e 39° C no Triângulo Mineiro.

Quarta-feira (8/9) céu claro a parcialmente nublado é predominante em todo estado. Temperaturas variando entre 7°C e 39°C no estado, a máxima persistindo no Triângulo Mineiro e a mínima no Sul. Em BH,  a temperatura máxima tem uma ligeira elevação, varia entre 18°C e 32°C.

A névoa seca persiste na quinta-feira (9/9) com céu claro e temperaturas no estado entre 8°C e 38°C.

Por fim, pancadas de chuva e trovoadas estão previstas para sexta-feira (10/9) no Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata. No restante do estado, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. No estado, temperaturas variam entre 10°C e 37°C, enquanto na capital entre 21°C e 35°C.

Vale ressaltar que neste período de calor intenso é necessário reforçar medidas para evitar danos à saúde. Confira algumas dicas da Defesa Civil:

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Fonte: Estado de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *