• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Inscrições para 18º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais se encerram no fim da semana

Redação8 de setembro de 20217min0
cafe_822
Promovida pela Emater-MG, premiação é considerada uma das maiores do país no ramo da cafeicultura.

As inscrições para a 18ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais se encerram nesta sexta-feira (10). Promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater – MG), a premiação é considerada uma das maiores do país no ramo da cafeicultura.

O concurso é realizado com a participação somente de produtores de café de municípios mineiros, que devem inscrever amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, produzido em 2021. Ele conta com duas categorias, Natural, que é quando o grão recém-colhido é levado para secar e Cereja descascado, despolpado ou desmucilado, quando após a lavagem é feita uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Só depois de passarem por um descascador é que os grãos seguem para secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação.

Em 2020, segundo a Emater, o concurso recebeu 1.792 inscrições. Segundo o coordenador técnico estadual de Cafeicultura da Enater – MG, Bernardino Cangussú, o concurso tem tido adesão cada vez maior. “A melhoria de qualidade dos cafés é um processo contínuo e os concursos são um balizamento de como está a produção dos concorrentes. Mesmo com os preços de cafés elevados, ainda assim a qualidade continua agregando valor ao grão e sendo um diferencial. Todo cafeicultor deve ter um trabalho de longo prazo, não devendo quebrar o ciclo de evolução contínua”, disse.

Inscrições e regulamento

Os produtores que quiserem participar do concurso devem preencher a ficha de inscrição disponível no site www.emater.mg.gov.br . No site está disponível também o regulamento do concurso. A entrega das amostras deve ser feitas até o dia 10 de setembro nos escritórios locais da Emater – MG. Cada cafeicultor poderá participar da premiação em apenas uma das duas categorias do concurso. A participação dos produtores no concurso é gratuita.

Os organizadores reforçam que a lavoura de origem da amostra deverá ser georreferenciada e ter a cultivar identificada. Além disso, todas as amostras devem representar fielmente o lote. Os cafés inscritos passarão por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora, formada por classificadores e degustadores de café. A produção dos cafés participantes também passará por uma avaliação socioambiental. A comissão julgadora fará a classificação das melhores amostras das duas categorias, em cada região cafeeira de Minas Gerais: Cerrado, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas.

Etapas

A primeira etapa do concurso é a da entrega das amostras, que se encerra dia 10 de setembro. Depois, de setembro a novembro, as amostras serão analisadas e julgadas por provadores especializados em cafés especiais. Em dezembro acontece a solenidade de encerramento, quando serão conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora em cada categoria e o grande campeão estadual, com a maior nota do concurso. Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas.

Segundo a organização do concurso, todas as etapas seguirão as orientações das entidades de saúde sobre medidas de prevenção da Covid-19.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Fonte: Portal Onda Sul

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *